Acervo


mar
06
2014

João Mota – Forró na Casa da Chiquinha

Publicado por José Lessa

João Mota - Forro na Casa daa Chiquinha - capa
Colaboração -( Chinoca Forrozeira) – doação para o acervo de www.forroalagoano.com – Conversão para mp3  e texto: José Lessa.

Não conhecia ainda o trabalho de João Moto (O Alagoano),  fato este que só ocorreu durante os festos juninos, no Programa do Letinho do Forró na Rádio Difusora de Alagoas. João Mota, gravou rentemente o CD – “Forró na Casa da Chiquinha”   Vol. 2,  haja visto que já  tinha lançado o Vol. 1 e qque ainda não  conheço.

Só após  a realizaão da III – Noite do Forró Alaghoano, é que tive a oportunidade de conversarmos  e com sua autorização   Postatmos o presente CD, que contém 15 composições de autoria do prório João que além de cantor   e compositor, assina juntamento com Beto Germano os arranios, por sinal muito . bom a  Sanfona é regido por Beto Germano Germano, que retira accordes de sua sanfona, bem ao estilo de Amaro Germano, seu pai  conhedido (Bau da Sanfona) , que também influêncciou Tião Marcolino, Pinoquio também Marcolino, Douglas Marcolino, Beto Marcolino e já  tem uma meninada brincando com a sanfona e dizendo que brevemente vão superar seus pais, já tá  chegando.

Infelizmente no dia 01 de junho, fui acometido com uma crise aguda cardiaça, sendo obrigado a fica por 22 dias internado. Mas estamos de volta com reinicio das Postagens de audio, com publicão.

Vamos ao que interessa na minha opinião  João Mota interpreta muito bem todas as composições, valorizando ainda mais, a sua poesia que explora a temática da beleza, da natureza e do amor, temas da atualidade como o do alcoool que tem aumento dos acidente fatais, com perca de vidas e mutilações,  como naa faixa  “14. Se Beber não Dirija” . Já na faixa 05. Forró na Casa da Chiquinha  é daqueles forrós gostoso e quando é tocado o forrozeiro enche o salão dançando até o sol rai do dia.

Agora é com você. baixe o presente trabalho de João Mota, escute e faça um  comentório do CD no próprio www.forroalagoano.com

Viva a todos nordestinos e ao povo brasileiro, pela passagem dos festejos juninos. e das raizes nordestina.

Viva o forró pé serra e as nossas tradições culturais.

João Mota - Forro na Casa daa Chiquinha -verso
João Mota – Vol. 2 – Forró na Casa da Chiquinha
Produção Independente – 2013

01. Tô Ficando Velho – João  Mota
02. Aliança e o Retrato – João  Mota
03. Eu Sou Exigente – João  Mota
04. Eu Vou Embora – João  Mota
05. Forró na Casa da Chiquinha – João  Mota
06. Amor sincero (Particpação Dida Mota) – João  Mota
07. Desabafo – João  Mota
08. Ciúme Demais – João  Mota
09. Morena Linda – João  Mota
10. Siga seu Caminho – João  Mota
11. Respeita o Velho – João  Mota
12. O pum do Gambá – João  Mota
13. Jamais te Esquecerei (Bolero) – João  Mota
14. Se Beber não Dirija – João  Mota
15. Descendente de Lampião – João  Mota.

Para baixar este CD. Clique aqui.

mar
05
2014

Benício Guimarães – Dialeto Cultural

Publicado por José Lessa

Benício Guimarães - Dialeto cultural capaColaboração: Chico Santos – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 e texto José Lessa..

Esta é mais uma colaboração que o cantor e compositor Chico Santos nos  envia de Benício Guimarães, alagoano de Santana do Ipanema e que reside em Poço das Tricheeiras no  alto sertão alagoano.

Dileto Cultural é um CD recheiado de boas músicas, aliás todas as 12 composições são de de autoria.de Benício Guimarães, que é um artista completo, excelente compositor, músico e um grande cantor que possui estilo próprio de cantar.

Sua poesia tem um tom brejeiro,.que fala da natureza, do sertão, do sertannejo.e da vda dos trabalhores que continuam a enfrentar as intemperes do sertão. É como bem  disse o grande Euclides da Cunha, ” O sertanejo é um Forte”.

Em “Isso é o Que é o Sertão”  fala da vida do sertanejo, do seu dia a dia, da sua  solidariedade com o próximo e da sua religiosidade. Em “Alegria do Vaqueiro” Benício descreve a vida do nosso Vaqueiro, de suas paixões e da corrida de mourão.

Benício Guimarães na faixa “Guerreiro Andante” faz uma homenagem aos caminhoneiros este heroi do volante, que ajuda a distribuir as riquesas produzidas no país. Uma bela homenagem a esse heroi anônimo.

Benício Guimarães - Dialeto cultural encarte

Benício Guimarães – Dialeto Cultural
Produção Independente – 2007

01. Isso é o Que é o Sertão (Benício Guimarães)
02. O Apocalipse (Benício Guimarães)
03. Raio de Luz (Benício Guimarães)
04. O Avô de Deus (Benício Guimarães)
05. As Árvores tem Vida (Benício Guimarães)
06. Mancha de Baton (Benício Guimarães)
07. Minha Oração (Benício Guimarães)
08. Alegria do Vaqueiro (Benício Guimarães)
09. Tiro o Chapéu pra Deus (Benício Guimarães)
10. O Colibri (Benício Guimarães)
11. Tributo ao Vaqueiro (Benício Guimarães)
12. Guerreiro Andante (Benício Guimarães)
13. O Povão Concorda (Benício Guimarães)
14. Gostinho de Sal (Benício Guimarães)
15. Forró Blues (Benício Guimarães)

Para baixar este CD. Clique aqui.

mar
03
2014


Gerson Filho - Orgia Lua Branca2

Colaboração: Claudevan Melo – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Claudevan Melo e texto José Lessa

Graças a valiosa contribuição do colaborador e amigo Claudevan Melo é que estamos postando mais está obra prima de Gerson Filho em 78 RPM e tenho certeza que não vamos parar de publicar os trabalhos deste artista alagoano que teve uma rica carreira, que é de extrema importância para o resgate da História do Forró.

Já frisamos a importância da mídia em 78 RPM na História da Fonografia. Eram apenas duas faixas e que até méados dos anos 60 ocorreram as últimas gravações, pois os LP assumiram a dianteira da tecnologia e tiveram seu reinado até a décade de 90. Quase que toda a obra de Gerson foi regravada em LP.

Neste 78 RPM, Gerson gravou a faixa “Isso é Que é Bom” uma composição de João Silva e Jaime Gaspar um forró bem ao estilo do Rei dos 8 Baixos e que posteriormente deu nome a um LP, lançado pela RCA.

Já na composição ” Orgia Lua Branca” , um baião de Aguiar Filho e Jaime Gaspar, compositores que Gerson já tinha gravado seus trabalhos desde a Gravadora TODAMERICA. Na realidade é uma homenagem a Casa de Comércio que Gerson Filho possuia em Penedo, que durante o dia funcionava como comércio e a noite, transformava-se em um bordel, que era frequentado por Marinheiros e a boemia da região. Infelizmente o prédio não mais existe.
.
Nesta época em Penedo, ainda funcionava o Porto Fluvial, que tinha papel fundamental para o abastecimento comercial do sertão de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco, pois as mercadoria, chegavam do Brasil e da Europa em Penedo e seguiam pelo Rio São Francisco até Piranhas e de lá seguiam de trem até Jatobá.

Gerson Filho – Isso é Que é Bom – Orgia Lua Branca -78 RPM
RCA -1960

01. Isso é que é bom – forró (João Silva – Jaime Gaspar)
02, Orgia Lua Branca – baião (Aguiar Filho – Jaime Gaspar)

Para baixar este disco. Clique  aqui.

mar
01
2014

Revivendd os Sucesso de Saraiva

Colaboração – José Lessa- faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e texto José Lessa.

Sempre é bom reviver os bons momentos da vida de um arrtista. Neste LP Saraiva apresenta 12 composições, todas fenomenais que marcaram não só a carreira deste artista que foi considerado Rei do Sax Soprano, mais também de milhões de brasileiros.

Saraiva em revivendo seus sucessos, que ainda hoje são imprescindivel para que gosta de uma música de qualidade, seja cantada ou solada, a exemplo de “Carinhoso”, composição de Pixinguinha e João de Barros, que este solista com seus acordes e sua harmonia, elevanossos sentimentos de amor e de carinho a pessoa amada.

Como estamos em pleno carnaval não poderia deixar de destacar a composição de Zé Ketti e Pereira Matos “Mascara Negra” uma marchinha que ainda hoje é considerada um dos hinos desta festa que tornou-se simbolo cultural do nosso país.

Este é daqueles discos que todas as faixas sem exceção merecem ser recordas, pois como diz o poeta, recordar é viver e recordar sob os acordes deste genial músico e composiotor é imortalizarmos estas composições que são obras prima do povo brasileiro.

Reviveendo os Sucessos de Saraiva - capa verso

Saraiva – Revivendo os Sucessos de Saraiva
Phonodisc – 1986

01. Luiz Americano na PRH 3 ((Luiz Americano)
02. Bailinho da Madeira (D.P.)
03. Selma (Luiz dos Santos-Nelson Machado)
04. Sargeta (Clodoaldo de Brito-J. Luna)
05. Cobrinha no Choro (Luiz dos Santos-Valdivia Vila)
06. Pensando em Ti (Herivelto Martins-David Nasser)
07. Carinhoso (Pixinguinha-João de Barro)
08. Linda Mascarada (João R. Kelly-David Nasser)
09. Máscara Negra (Zé Ketti-Pereira Mattos)
10. Saudades de Alguém (Carlos de Souza-Evanildo José)
11. Fim de Romance (Cacique Germano da Costa)
12. Ela Disse-me Assim (Lupiscinio Rodrigues)

Para baixar este disco. Clique aqui.