abr
13
2012

Penedenses comemoram 78 anos de Joci Batista

Publicado por José Lessa

Foi uma noite que vai ficar na memória dos penedenses o Show em comemoração ao aniversário de Joci Batista que ao lado de destacados forrozeiros, familiares e amigos que também contou com o apoio da

prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura, quando da comemoração aos 78 anos de idade,  e 53 dedicados ao forró pé de serra.  Jocí Batista e Clemilda são os artistas alagoanos mais velhos e que ainda hoje encantam os amantes da música nordestina e ícones vivos do forró. Estiveram presentes no dia 07 de abril, no show publico as margens do Rio São Francisco artistas como: Jocilmar Batista sua filha e grande cantora, Messias Lima que está gravando agora seu 22 disco, Zé Paulo (Traip

ú), Afrísio Acácio, Bastinho, Mário Maia, Damião todos arapiraquenses, Nilson do Acordeon, além do radialistas  Luiz Passos, Francisco Santos e Lula , José Lessa, Presidente da Associação dos Forrozeiros e da Secretária de Cultura Eliana Cavalcante e milhares de penedense que foram abraçar e ouvir Joci e seus companheiros.

Mário Maia de Arapiraca cantando composição em homenagem aos 78  anos de Jocí Batista

Joci falou da sua experiência artística ao lado de grandes nomes do genuíno forró pé de serra, como o conterrâneo e amigo Gerson Filho, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ari Lobo, Clemilda, Pedro Sertanejo entre outros grandes nomes da música nordestina. Durante o show foram se sucedendo no palco os artistas presentes. Vale destacar a apresentação de Messias Lima que cantou novos e velhos sucessos como Morando na Selva, Cidadão Brasileiro e falou da importância de Joci para a história musical do forró.

Jocí e Zé Paulo de Traipú

Destaque especial para os artistas do agreste alagoano que tem Arapiraca como centro cultural e reúne artistas como Afrísio Acácio, cantor, compositor, poeta e sanfoneiro que ressaltou o respeito e amizade que Jocí sempre teve com os amigos e todos os momentos de sua vida, Afrísio iniciou sua apresentação recitando as belezas do Rio São Francisco e a defendeu a importância da revitalização do rio, em seguida executou uma composição solando em 8 baixos em tom natural em homenagem a outro penedense ilustre que foi Gerson Filho, contemporâneo e amigo pessoal Joci. Seguiram-se apresentações como de Bastinho do Acordeon, Mário Maia que cantou uma música de sua autoria em homenagem ao aniversariante, Nilson do Acordeon, Damião.

Joci e Messias Lima, cantor, compositor e radialista

O aniversariante chamou ao palco Zé Paulo, cantor, natural de Traipú e ressaltou que foi o responsável pelo lançamento da carreira artística de Zé Paulo que gravou diversos vinis e CDs e outra figura marcante da história do pé de serra. Fez uso da palavra ressaltando o orgulho papel de Joci para a família a sua irmãs Ester Batista e Claudia Batista que falaram  do menino Joci que aprendeu desde cedo a transpor obstáculos e que aos 15 anos já era vaqueiro e mestre de reizado e guerreiro duas manifestações culturais das mais ricas do folclore alagoano, da sua idade para São Paulo e do sucesso que nunca mudou sua rotina de vida e o amor a família, dona Ester Batista  relembrou os velhos tempos e cantou algumas peças do reizado. Também fez uso da palavra José Lessa, presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas que em nome dos forrozeiros fez uma saudação a Joci e falou ainda da importância deste alagoano que foi o principal responsável pela consolidação do forró em São Paulo ao lado de Pedro Sertanejo.
Joci Batista, José Lessa e a Secretária de Cultura Eliana Cavalcante de Penedo-AL

Sem sobra de dúvida diz o velho dito popular, “filho de peixe, peixinho é”. E como não poderia deixar de ser Jocilmar Batista, filha e orgulho de Joci, cantou e encantou o público presente cantando grandes sucessos, demostrando a herança artística e a responsabilidade de levar em frente a história de seu pai e foi aplaudida pelos presentes.

Jocilmar Batista – Cantou  e demonstrou que  tem estilo próprio e dona de uma bela voz, filha de Joci

Como não poderia deixar ser Joci Batista que agradeceu as homenagens e retribuiu aos presentes cantando sucessos como Juazeiro Verde, Briga de Artista, Alô Penedo, Corte o Cabelo dessa Gente entre outros, homenageou Gonzagão pelos 100 anos, falou do sucesso nacional e agradeceu ao Prefeito de Penedo —– e Eliana Cavalcante Secretária de Cultura pelo apoio para realização do show e especialmente do povo de Penedo que compareceu, apoiou e aplaudiu a esta comemoração que sem sombra de dúvida vai ficar marcada na memória dos penedenses.


Ester Batista (irmã), Jocilmar Batista, (filoha) Joci Batista e Clauddia Batista (irmã)

José Lessa, Eliana Cavalcante e Jocilmar Batista

Os Asses do Forró homenageiam Joci Batista pelos seus 53 anos dedicados ao forró pé de serra

O Cantor penedense Cicero da Pelada prestando homenagem ao cointerrâneo penedense Joci Batista que nunca esqueceu sua Penedo querida.

Aos 78 anos Joci Batista mostrou toda sua ginga e porque foi consagrado nacionhalomente como um dos mais significativos cantores de pé de serra ao lado de Gonhzaga, Arí Lobo, o seu comprade Jackson do Pandeiro e seu conterrâneo Gerson Filho.

Joci Batista e Zé Paulo velhos amigos, Jocí foi o responsável pelo lançamento de Zé Paulo.

3 ideias sobre “Penedenses comemoram 78 anos de Joci Batista

  1. Pedro Jorge de Melo

    Olá José Lessa e amigos do Forró Alagoano!
    Parabéns pela qualidade da postagem e pela belíssima homenagem a Joci Batista, uma das lendas vivas do legítimo Forrío Pé-de-Serra. Abs, Pedro Jorge de Melo – Arapiraca/AL.

    Responder
    1. José Lessa Autor do post

      Caro Pedro.
      Desculpa não ter respondido antes. Estive enfermo durqante algum tempo e só agora voltamos normalmente com postagens diária. Infelizmente nosso Joci Batista faleceu vitima de atropelamento no Recife no dia 27 de dezembro 2012, Este III aniversário ele será homenageado juntamente com o Meste Zinho. Será um prazer contar com a sua colaboração.Um abraço fraterno.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>