SOBRE

O Forró Alagoano é um site dirigido por José Lessa Gama e tem como finalidade divulgar o que há de melhor no forro alagoano, bem como a contribuição que o forró alagoano teve na formação do que é denominado popularmente como o forró pé de serra. Este site que estar sendo lançado no dia 12 de maio (data de aniversário do nascimento de Gerson Filho), tem como seus patronos Gerson Filho e Clemilda legítimos representantes da musicalidade e da cultura alagoana que deram uma fundamental colaboração para a consolidação do pé de serra autêntico na história da música popular brasileira, seja como compositores, arranjador e solista de 8 baixos, cantora, produtor musical e radialistas. Também é objetivo do Forró Alagoano lançar até o São João, todo acervo com a obra de Gerson Filho e Clemilda e outros figura ilustres alagoana. Para tanto solicitamos a que quem puder colaborar para o êxito deste site, poderá fazê-lo enviando fotos, discos de vinil documentos de artistas alagoanos.

O site Forró Alagoano objetiva divulgar a musica popular nordestina como dizia Gerson na musica de sua autoria na volta ninguém se perde, oferecendo a aqueles que se identificam com a cultura popular e especialmente com o forró acesso a obras de renomados artistas, cantores e/ou compositores alagoanos. Objetiva-se também, que através desse instrumento de comunicação virtual seja resgatada a importância e a contribuição das obras de Gerson Filho e Clemilda, Jacinto Silva, Mestre Zinho, Luiz Wanderley, Benedito Nunes, Peterpan (José Fernandes “Olha pro céu meu amor”) Edson Duarte, Tororó do Rojão, Joelson dos 8 baixos, Messias Lima, Sandoval, Cícero Almeida, Edgar dos 8 Baixos, Pinoquio, Banda de Pífano de Caruarú, João do Pife, Juvenal Lopes, Edécio Lopes, Florisval Ferreira, Isnaldo Santos e José Cândido (compositor de Carcará), estes últimos compositores, dentre outros grandes nomes que enalteceram e continuam a enaltecer o nome de Alagoas, pois, com suas músicas ajudaram a fixar a contribuição do artista alagoano na história do forró.

Porque Gerson Filho é o nosso inspirador.

Gerson Filho foi um dos percussores do forró, nasceu no dia 12 de maio de 1925, na Fazenda Mundeis, na cidade de Penedo e desde muito cedo começou a tocar 8 baixos. Teve Clemilda como companheira, outra alagoana, legitima representante do genuíno pé de serra, natural de São José da Lage-AL. Eles deram uma contribuição para inserir a influência do coco alagoano, do reisado, do guerreiro, representações do folclore alagoano ao forró a “música popular nordestina”, como dizia Gerson Filho, ao compor xote, baixão, xaxado, forró e a quadrilha.

Vale ressaltar que Gerson Filho foi o primeiro a compor e gravar música especialmente para quadrilha no Brasil (Quadrilha na cidade – Todamerica: 1953) e o primeiro a compor forró em 8 baixos (Choveu na minha roça: Todamerica:1953), bem como foi o percussor da gravação em Sanfona de 8 Baixos, além de compor polca, rancheira, maxixe, choro, samba, tango e valsa, gêneros musicais que imperavam na época do surgimento do forró como expressão musical nacional e não mais como expressão do interior e das feiras no nordeste.

Nosso objetivo é a divulgação da Cultura

Além de disponibilizar, gratuitamente, Discos, CDs, Vídeos, autorizados ou de domínio público, de artistas alagoanos, o site Forro Alagoano pretende ser um instrumento para discussão do forro como movimento musical, estando aberto a publicação de artigos, livros e outros trabalhos científicos que se proponha a tratar acerca da cultura nordestina e especial da política cultural em Alagoas.

José Lessa Gama

Categorias