Mestre Benon - Guerreiro Alagoano - capa

Colaboração: Mestre Benon para o acervo de www.forroalagoano.com – Conversão para mp3 e Texto – José Lessa.

O Guerreiro de Treme Terra de Alagoas é comandado pelo Mestre Benon,  um Mestre realmente autêntico, homem do povo, representante legítimo das raízes do nosso folclore, patrimônio vivo da cultura alagoana.

1409216157728

O Guerreiro é irmão do Reisado, primo do xangô, dos índios da montanha, das Baianas, da Taieira, do Toré de índio, do Caboclinho, do Bumba-meu-boi e do Quilombo do Pastoril“. (extraído do site do projeto Guerreiro por Natureza, Universidade Federal de Alagoas –Ufal).

Modéstia não é seu forte. Há mais de 50 anos atuando no folclore alagoano, Benon é um exemplo de gente do povo orgulhoso de si mesmo e de suas realizações, de sua arte, do seu Guerreiro Treme Terra de Alagoas, ele bate no peito e diz “Mestre Benon, o rei do folclore”, e é mesmo.

Segundo ele, é instruído em 29 profissões, e que não tem preguiça de trabalhar, dá valor a Alagoas porque “aqui só morre de fome se for preguiçoso, tem peixe, sururu, siri, caranguejo, tudo”.

No Centro Comunitário Hélio Porto Lages, bairro da Chã do Bebedouro, onde se tem uma bela vista de Maceió e da Lagoa Mundaú, vive Mestre Benon e a maioria do seu grupo de Guerreiro, por volta de 35 pessoas que o tratam com grande respeito.

Benon comanda também um trio de forró, tocando sanfona, e que tem o ótimo nome de Trio Mordido do Poico. Como complemento de renda, ele vende, ou melhor, exporta pequenos chapéus de Guerreiro, enfeites que rodam o mundo, “Estados Unidos, Japão, Europa, vendo pra todo lugar”, diz o Mestre do folclore alagoano.  o presente texto foi reprodduzido de: http://www.overmundo.com.br/overblog/o-guerreiro-alagoano

Mestre Benon - verso

Mestre Benon – Guerreiro Alagoano
Produção Independente

01. Eu nasci pra canta guerreiro
02. Marcha de entrada
03. Chamada de divino
04. Embaixada de divino
05. A guerra
06. A cultura do índio
07. Marcha para trocar os cordão
08. Embaixada do palhaço
09. O pagode do palhaço
10. Balançando o ganzar
11. Maceió e beira-mar
12. Marcha da meia lua
13. A parte dos caboclinhos
14. Ciência e coração abandonado
15. A despedida
16. Forró sulado
17. Da pra tu zé
18. A sanfona roubada
19. O pagode e a despedida do palhaço

Para baixar este CD. Clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima