Penedo terra de Gerson Filho e grandes artista do Forró
Eu nasci em Coruripe, cidade que faz fronteira com esta bela cidade as margens do Rio São Francisco e que teve muita importância em minha vida, pois nos primeiros meses de vida se não fosse a intervenção do médico e ex deputado Hélio Lopes possivelmente não teria sobrevivido. Meu pai quando voltou de Aracaju se fixou, nesta cidade, onde viveu os últimos anos de sua vida. Filho de Penedo, Gerson Filho, artista a quem tenho profundo respeito pela sua contribuição com a História do Forró. Penedo é uma terra rica em tudo, sua topografia, cultura e principalmente a generosidade dos penedense.
Fui a Penedo para articular as comemorações do Centenário de Gerson Filho, e posso de dizer antecipadamente que vai ser um sucesso, pois a presença do Rei dos 8 Baixos ainda é marcante na vida de seu povo e quero agradecer o apoio que tive do amigo Romildo que me acompanhou em parte das minhas andacas.
Hugo Menezes – Secretário de Cultura e José Lessa
Fui recebido por um velho amigo Bili Marques atualmente Secretário de Governo que me recebeu com a maior fidalguia e me levou para manter contato com o Secretário de Cultura, Hugo, na sua primeira semana a frente da Cultura, que foi extremamente receptivo e de imediato abraçou a causa. Fiz uma visita a Câmara de Vereadores e solicitei o apoio de todos independente de partidos e na próxima semana retornarei para conversar com o Prefeito Marcius Beltrão para agilizarmos os preparativos desse importante evento cultural que estamos programando em homenagem ao centenário desse grande artista penedense.
Prefeito Marcius Beltrão
Melhor não poderia ser, pois também tive a oportunidade de conhecer Toninho, do ex Trio Copacabana, que por sinal é casado com uma prima de Gerson Filho e, para minha surpresa. Fui levado por Toninho a casa do Sr. José Firmino que me presenteou com alguns trabalhos de Gerson que vamos publicar, além de me falar a respeito do GER SOM como era chamado o menino que aos 12 que aprendeu a tocar sozinho, influenciado pelo som da sanfona de 8 baixos de Zé Moreno, que posteriormente encantou os penedense e só deixou de tocar quando infelizmente faleceu.
José Firmino e Toninho do Trio Copacabana
No dia 12 de Maio, além de uma sessão comemorativa da Câmara Municipal a Prefeitura vai realizar uma exposição com a obra de Gerson que irá propiciar se resgatar a importância e pioneirismo deste patrimônio dos penedense e do povo brasileiro.
Sessão da Câmara Municipal de Penedo
Além de Penedo, Gerson Filho sera homenageado em Maceió (Fundação Cidade de Maceió, festo Junino com o Lema “200 anos de Maceió e 100 anos de Gerson Filho), Arapiraca (Projeto Cultura na Praça, Afrisio Acácio) e Poço Redondo (Antonio Neto, Encontro de Forrozeiros) e Antonio Costa, em Salvador, já esta também articulando atividades e esperamos que se realizem muitos encontros e palestras durante o decorrer do ano em torno de Gerson Filho e da Sanfona de 8 Baixos.