Sancionada no dia 6 de setembro de 2005, a Lei 11.176 expõe em seu art. 1º que fica instituído o dia 13 de dezembro como o “Dia Nacional do Forró”, em homenagem à data natalícia do músico Luiz Gonzaga do Nascimento, o “Rei do Baião”.
Robertinho dos 8 Baixos e Clemilda
Esta lei, que entrou em ficou na data de sua publicação, ou seja, em 08 de setembro de 2005, quando foi publicada pelo Diário Oficial da União, é uma data muito importante para os nordestino, pois além de homenagear “O Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, nordestino de Exu, município de Pernambuco, homenageia também a cultura nordestina, tão bem representado pelo forró pé de serra.
Luiz Gonzaga, um dos ícones desse gênero musical, também gravou compositores alagoanos, a exemplo de Dr. Marcondes Costa e Gerson Filho, outra ferra do forró pé de serrá, que assim como Gonzaga, já não esta mais entre nós, mas sua música continua viva e será eterna na Música Popular Nordestina.
Juvenal Lopes, Mestre Zinho e Kara Veia
Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os forrozeiros, em especial aos alagoanos, aos músicos, cantores, compositores, proprietários de casas de show voltadas para o forró pé de serra, a exemplo do Cortiço, Forró do Rafael e Forró do Louro , aos frequentadores das noitadas de forró, aos radialistas, a exemplo dos queridos Romildo Freitas, Humberto Maia, Farinha Quebradinha, emfim a toda família forrozeira.