Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br), 2018.
Professor José Acioli Filho era cenógrafo, figurinista, artista visual e bonequeiro. Mestre em Educação e Doutor em Ciências da Educação, era professor do Curso de Licenciatura em Artes Cênica da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. e dedicava-se com imenso prazer e alegria a confecção de máscaras, adereços e ao Teatro de Bonecos.
Tive a felicidade de conhecer Professor Acioli, através de minha filha, Karol, que era sua aluna, no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFAL, a partir daí sentimos uma grande afinidade com essa pessoa maravilhosa e extremamente comprometida com a cultura popular.
Em sua passagem como Diretor do Museu Théo Brandão, José Acioli abriu as portas do Museu para os Grupos da Cultura Popular, na época a Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, havia sido contemplada com o Projeto Palco Móvel do Forró, no Edital de Chamada Pública da Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, e o lançamento do Projeto, foi realizado no Museu Théo Brandão, na ocasião firmamos o compromisso de levar o Palco Móvel do Forró, para se apresentar no Museu, ao menos uma vez no mês, programação que foi inviabilizada pela pandemia do Covid 19.
A morte repentina e trágica do nosso querido amigo Professor José Acioli provocará uma grande lacuna na cultura popular de Alagoas, bem como na Universidade Federal, onde lecionava e partilhava seus saberes, com tantos alunos, com muito amor, simplicidade e serenidade. Nossos profundos sentimentos de dor e solidariedade à todos os seus familiares, amigos, companheiros de trabalho e alunos.