Jararaca nasceu em Maceió, aos 5 anos foi morar em Pilar em seguida transferiu-se para Penedo onde sofreu influência das grandes serenatas que era uma tradição na Capital do Baixo São Francisco, depois foi para Piranhas e,  em 1915, funda o primeiro grupo teatral daquela bela Cidade, que também fica as margens do São Francisco, foi quando conheceu o  grande empreendedor Delmiro Gouveia e tornou-se seu amigo, inclusive tendo trabalhado na Fábrica da Pedra.

Muitas pessoas pensam que Jararaca era o famoso cangaceiro que pertenceu ao grupo de Virgulino Ferreira da Silva. Jararaca conheceu Lampião, sim, mas antes dele entrar no cangaço, nessa época Lampião trabalhava para Delmiro e foi na casa dele que se conheceram e ficaram amigos.

De Delmiro, Jararaca rumou para o Recife e em 1919 conheceu Jararaca e formaram a primeira grande dupla sertaneja do Brasil, Jararaca e Ratinho, dupla que prcorreu o Brasil e grande parte da América Latina.

Comediante, radialista, compositor e músico Jararaca era um artista completo, foi responsável por levar para  o Rojão, o Baião e as  Emboladas, para o Nordeste. Quando de sua chegada ao Rio de Janeiro com “Os Turunas Pernambucano” já usava os trajes dos cangaceiros. Almirante e Noel Rosas sofreram grande influência regionalista de Jararaca.

Este LP foi uma iniciativa da FUNARTE, juntamente com o Livro “Jararaca e Ratinho” a Famosa Dupla Caipira. Ratinho era paraibano de Itabaina ou Tabaina que segundo seu depoimento dependia do grupo que ganhasse as eleições, quando o outro grupo ganhava o nome da cidade passava para Itabaiana e assim era naquela época.

Além de cantor, compositor, Jararaca também foi um militante político de primeira hora, amigo de Luiz Carlos Prestes, foi candidato a Vereador no Rio de Janeiro pelo Partido Comunista Brasileiro –  PCB e participou do comício do Pacaembu, ao lado de Preste e Pablo Neruda, grande poeta chileno.

Esta obra é uma verdadeira relíquia que junta o humor com a música. Um dos destaques deste LP é “Espingarda Pá” composição de Jararaca, um clássico da MPB. Outra composição que também é um patrimônio da nossa música é ” Saxofone Por Que Choras ” composto por seu parceiro Ratinho outro notável paraibano.

Jararaca é autor da famosa marchinha carnavalesca “Mamãe eu Quero” que considero como a música mais todas nos carnavais Brasil afora.


Jararaca e Ratinho – Jararaca e Ratinho
1983 – Som

01. Abertura
02. Frevinho Bossa Velha (Severino Rangel “Ratinho”)
03. Diálogo
04. Espingarda Pá (Jararaca)
05. Diálogo
06. Colegas Da Lira Do Xopotó (Severino Rangel “Ratinho”)
07. Diálogo
08. Sapo no Saco (Jararaca)
09. Diálogo
10. Vera (Severino Rangel “Ratinho”)
11. Reabertura
12. Vamo Apanhá Limão (Jararaca)
13. Diálogo
14. Lyrio Panicali no Choro (Severino Rangel “Ratinho”)
15. Diálogo
16. Saxofone Por Que Choras (Severino Rangel “Ratinho”)
17. Encerramento

Para baixar esse disco, Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima