Este é um daqueles disco de vinil de um artista que os chamarmos pelo termo de raridade, não só por ser difícil nos dias de hoje, encontra-lo no mercado de usados, mais as vezes são muito caros, este por sinal é de 1970 o seu lançamento ou pelo próprio fato histórico de ser o primeiro disco gravado na Gravadora Continental por Gerson Filho e Clemilda, já que ambos já seguiam carreira solo na RCA, Clemilda continuava participando dos discos do esposo gravando em algumas faixas. Já o presente LP FORRÓ NA PAIOÇA pertence a ambos, assim como, é também, pelo fato da transferência de Gerson Filho e Clemilda para nova gravadora. Não haver tempo suficiente para de lançamento de ambos para o São João que se aproximava.
É notório que Gerson Filho e Clemilda na nova gravadora ganharam mais espaço para demonstrarem todo seu talento não só como solista de 8 baixos e Clemilda como cantora, mas também como compositores, responsáveis por grades sucessos na história do forró pé de serra. Em “Forró na Paioça” que além de ser titulo do presente LP é também uma de suas faixas, composição de Gerson Filho e Clemilda, este arrasta-pé, tornou-se uma marca obrigatória nas apresentações pelo interior do nordeste, nas praças pública, circos, cinema, clubes ou nas casa de forró onde se apresentassem. Em 1969 foi lançado o “Programa Forró no Asfalto” como centro irradiador do mais genuíno forró pé de serra, em um momento em que o forró passava, por uma fase de caráter recessivo, portanto, não tenho dúvida que “Forró na Paioça” foi um marco de resistência da história da Musica Popular Nordestina.
Basta para tanto se analisar, o repertório e veremos que nove composições são de autoria de Gerson Filho em parceria com Clemilda e as três restantes do genial compositor Juvenal Lopes, que torna-se seu principal compositor durante alguns alguns anos. Neste LP Juvenal Lopes compõe três composições de belíssimas, com arranjos de Gerson Filho e a interpretação de Clemilda como em: “Dona da Casa” um maxixe, um dos primeiros gêneros musicais brasileiro que Juvenal era um mestre e tinha raízes profundas na temática do folclore alagoano, bem como Gerson e Clemilda que foram pioneiros na transmissão desta alagoaneidade, já em “Oi, Si, Si, Si” arrasta-pé, que merece ser regravado pela juventude forrozeira, pois é uma composição obrigatória em uma seleção dos melhores arrasta pé na história da nossa musica nordestina, vale ainda destacar outro arrasta pé de Juvenal, “Giroflé-Giroflá” que a dupla demonstra um casamento do tom brejeiro seja no solo de Gerson, na forma de cantar de Clemilda ou da poesia de Juvenal.
Este LP é uma obra marcante na vida do casal e da história da Gravadora Continental que acreditou no talento de Gerson e Clemilda que iniciam uma nova história na nova casa. O repertório é composto de três arrasta pé, um maxixe, um frevo, uma quadrilha, uma rancheira, quatro forró, e um pagode alagoano. Todas as faixas seja para serem ouvidas ou dançada são excelentes, mas, ressalto a faixa “Forró na Barroquinha” que Gerson e Clemilda mostra que o forró sempre teve tradição em Salvador e homenageia a velha Barroquinha com esta faixa com um forró solado como sua genialidade na forma de tocar os 8 baixos no tom natural que era insuperável e um balanço peculiar.
Agora, o melhor mesmo, é baixar, ouvir este que foi sem sombra de dúvida um dos melhores discos na carreira de Gerson e Clemilda, e da história da história da música popular nordestina. Quando foi postado em 2011. Clemilda ainda estava viva e cantava pela última vez no Forró Caju.
Hoje às 21 horas Clemilda abrirá os festejos juninos em Aracaju e com certeza estarei lá para documenta-lo para o www.forroalagoano.com.
É a volta da nossa Rainha aos Palcos, depois de um ano que fez muita falta.
Viva Gerson Filho e Clemilda
Gerson Filho e Clemilda – Forró na Paioça
Continental – 1970
01. Forró na Paioça – Arrasta pé (Gerson Filho – Clemilda)
02. Burucutu – Forró (Gerson Filho – Clemilda)
03. Dona de Casa – Maxixe (Juvenal Lopes)
04. Busca-Pé no Frevo (Gerson Filho – Clemilda)
05. Ô Si, Si, Si – Arrasta-pé (Juvenal Lopes)
06. Forró na Barroquinha – Forró (Gerson Filho – Clemilda)
07. Quadrilha Junina (Gerson Filho – Clemilda)
08. Adivinhação na Fogueira – Rancheira (Gerson Filho – Clemilda)
09. Segura A Suvela Forró (Gerson Filho- Clemilda)
10. Mulé Prequé – Pagode (Gerson Filho – Clemilda)
11. O Forró Vai Começa – Forró (Gerson Filho – Clemilda)
12. Giroflê, Giroflá – Arrasta pé (Juvenal Lopes)
Para baixar este Disco. Clique Aqui
Colaboração: Kinkas (O VINIL) – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e Texto: José Lessa