Jorge Costa, alagoano de Maceió, nasceu em 1922, cantor e compositor, posteriormente transferiu-se para Recife, em seguida foi para o Rio de Janeiro e morou no morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, participando da ala de compositores da verde e rosa. depois transferiu-se, nos anos 50, para São Paulo sendo considerados um dos 10 melhores sambista paulista.
Jorge foi esquecido pelos alagoanos e, é considerado por muitos como um sambista paulista. Compositor que em suas composições, abordou principalmente temas sociais e políticos, além de grande sucessos, a exemplo de “Triste Madrugada”, “Se gritar pega ladrão”, entre outros. Seus trabalhos foram gravados por muitos artistas como: Ângela Maria, Bete Carvalho, Jair Rodrigues, Benito de Paula, Bezerra da Silva, João Borba, entre outros.
Infelizmente, Jorge ainda hoje é tido como um sambista paulistano. Veja o comentário de Abílio Neto de Abreu e Lima, PE:
“Eu já afirmei aqui que dois grandes nomes do samba no Brasil eram tidos como paulistanos: Jorge Costa e Bráulio de Castro. Jorge Costa foi completamente esquecido em Alagoas, sua terra natal, que deve ser o túmulo do samba; Bráulio de Castro, em Pernambuco, é reconhecido como grande sambista”.
Com esta postagem, espero que a nova geração de sambistas alagoanos, resgate a importância deste sambista que encantou o Brasil com suas belas composições.
Jorge Costa – Samba sem Mentira
Beverly – 1975
01. Inferno Colorido (Jorge Costa)
02. Pode Voltar (José da Gloria Jorge Costa)
03. Não me Interessa (Jorge Costa – clovis Lima – Luiz Alcides Zanatelli)
04. Apaga Tua Vela (Jorge Costa – Gastão Mirada)
05. Só Vai na Onda (Jorge Costa – Wilson Ribeiro)
06. Bandeira da Paz (Jorge Costa)
07. Choro Junto com Você (Jorge Costa – Manoel Ferreira)
08. Maria Simplicidade (Jorge Costa – Wilson Chumbo)
09. Chave do Coração (Jorge Costa – José Domingos)
10. Tamborete da vovó (Jorge Costa)
11 Manda Chuva na Escola (Jorge Costa – Geraldo Filme)
12 Triste Madrugada (Jorge Costa)
Para baixar este disco. Clique aqui.
Colaboração: Kinkas (O VINIL) – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 e texto José Lessa.