Republicada

Mais uma vez quero agradecer ao sergipano Everaldo Santana por nos ter enviado a capa, pois as que possuo está em péssima qualidade e sem sua colaboração este disco não estaria sendo postado no momento.

Xodó de Sanfoneiro, composição de Gerson Filho e título do presente disco foi lançado em 1960 e é um clássico do forró pé de serra, além de  ser raríssimo, também foi gravado pelo Rei do Ritmo, o magnifico Jackson do Pandeiro, e por Cascabulho na voz do pernambucano  Silvério Pessoa e do alagoano  Jacinto Silva, além de mais de duas dezenas de sanfoneiros pelo país afora e neste trabalho fica claro que  Gerson  Filho tem compromisso com a cultura brasileira e veja o que ele diz:

“Eu quero ver qual é o rock, que faz essa batucada

numa pisada malvada, como faz o meu baião

olhe pro chiado no chão

puxa para lá puxa pra cá

agente dança até doer no calcanhar”.

Este é o segundo LP pela gravadora RCA e tem um repertório composto de forró, baião, rancheira, guarânia, calango, marcha, xote, bolero, arrasta-pé e samba e Gerson reúne compositores como Aguiar Filho, Miguel Lima, Otavio Filho,Tonico e Tinoco, Irmãos Orlando ou melhor com a fina flor da época, além de composições de sua autoria.  Destaco a faixa Respingando” um baião  que tem uma musicalidade muito extraordinária,  e os seus 8 baixos se alterna com um clarinete e outros instrumentos de percussão marca registrada deste músico fenomenal e com um estilo próprio.

Outra faixa que merece ser ouvida e reouvida é o baião de “Penedo a Propriá” que é uma verdadeira viagem pela águas do Rio  São Francisco, como bem sabe nosso amigo Everaldo Santana que nasceu na cidade de Propriá e a quem dedico esta faixa, para matar a saudade do Velho Chico, como os bons tempos de sua infância e juventude. E como todo forrozeiro é também um boêmio Gerson, grava e compõe o bolero  e  “Figura de Mulher” com um arranjo fastástio, em seu famoso 8 baixo em tom natural.

Finalizando o presente comentário quero dizer que ontem a noite foi fenomenal e emocionante o show dado por Clemilda e sua volta aos palcos, após quase dois anos de afastamento, em virtude de problemas de saúde. Clemilda acompanhada por  seus filhos, Robertinho dos 8 Baixos e Adeildo no contrabaixo e por excelentes músicos, deu uma verdadeira  demonstração de porque é considerada a Rainha do Forró. A  partir da segunda feira quando voltar a Maceió, iremos mostrar a mágia e o carinho do povo sergipano a esta alagoano que é orgulho e, como dizem nossos irmãos sergipanos,  a maior expressão viva do genuino forró pé de Serra.

Obrigado Clemilda, Robertinho e Adailton e da amiga Telma esposa de Adailton pela atenção que foi nos dada nesta noite que ficará marcada em minha memória juntamente com a da minha companheira por esta oportunidade ímpar.

E, finalizando este é o nosso presente para todos os amantes do forró com esta obra imortal de Gerson filho, Xodó de Sanfoneiro, baixem e escute.

Viva Gerson Filho.
Viva o Forró Pé de Serra

Gerson Filho – Xodó de Sanfoneiro
RCA – 1960

01. Xodó de sanfoneiro (Gerson Filho)
02. Segure a saia (Gerson Filho – Tonico e Tinoco)
03. Respingadinho (Gerson Filho e Otávio Filho)
04. Madrugada. (Irmãos Orlando – Gerson Filho)
05. Tengo Tengo (Benedino Silva)
06. Sai da frente (Otávio Filho)
07. Vem cá (João Barone)
08. De Penedo a Propriá (Gerson Filho – Aguiar Filho).
09. Figura de Mulher (J. Varriol – Gerson Filho)
10. Irmãos Gêmeos (Miguel Lima – Aguiar Filho)
11. Temoso (Otávio Filho)
12. Forró em Jaguaribe (Otávio Filho)

Para baixar este Disco. Clique Aqui.

Colaboração: José Lessa  (audio)- faz parte do acervo pessoa. Capa: Everaldo  Santana. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL). Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL)  e  Texto: José Lessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima