Republicado
Quando de sua última visita a Maceió, nas comemorações do II Aniversário do www.forroalagoano.com .Joci Batista me presenteou com a cópia de suas gravações, mas como disse anteriormente estava sem as capas, tive que recorrer a sua flha Jocilmar Batista para poder realizar as publicações. Este ano, nas comemorações dos 3 anos de vida do www.forroalagoano.com, que ocorrerão nos dias 31 de maio e 1 de junho, não teremos a presença física de Joci, contudo, ele será, juntamente Mestre Zinho, um de nossos homenageados, pelos relevantes serviços prestados a Alagoas e ao Brasil, na construção e defesa do forró pé serra como legítima manifestação das raízes nordestina.
Vai Trabalha Mané, lançado em 1974 mostra todo seu talento, seja como compositor ou como um dos grandes cantadores de coco, a exemplo de seu compadre Jackson do Pandeiro. Joci iniciou sua vida artista como mestre de Reizado e de coco de roda duas legítimas manifestações do folclore alagoano.
Joci Batista em seus trabalhos jamais esqueceu sua terra e o sangue nordestino e, em Vai Trabalhar Mané, canta Xodo Alagoano, composição em parceria com Durval Vieira, outro conterrâneo e excelente compositor de Palmeira dos Índios, ressalto ainda a composição “Pra Frente Alagoas”, e presta ainda uma homenagem ao vizinho Estado de Sergipe, terra bondosa e acolhedora dos artista alagoanos, como Joci Batista e Gerson Filho, dois penedenses ilustres, além de Clemilda, João da Passara, Robertinho dos 8 Baixos, Duda Santos, Mestre Zinho, Roberto Becker e Pinóquio do Acordeon entre outros que foram recebidos com muito carinho pelo vizinho Estado.
No dia 31 de maio, sua companheira Dilmar Sampaio Batista, também compositora e jornalista vai está no Sindicato dos Bancários, no III Forum do Forró Alagoano, proferindo palestra sobre a vida e obra de Joci Batista e sua Filha Jocilmar Batista, vai dar continuidade a sua luta em defesa da Cultura Nordestina, cantando na III Noite do Forro Alagoano. Joci nos deixou, vitima de um assassino do volante que continua impune, mais sua obra é imortal e vamos sempre relembrar o artista, o homem, o esposo,o pai carinhoso e o homem que não media esforços para ajudar aos amigos.
Obrigado pelo carinho e incentivo para que jamais deixasse de levantar a Bandeira do Forró Alagoano, assim como fez com Jorge Paulo denominando de o Bandeirante do Norte, na sua participação no II Fórum propôs a plenária que me denominassem como o Baluarte do Forró Alagoano, obrigado por tanta honraria e tenha certeza que não esquecerei seus conselhos.
Viva Joci Batista !
Viva o Forro Alagoano !
Joci Batista – Vai Trabalhar Mané
Tropicana – 1974
01. Vai Trabalhar Mané (Durval Vieira)
02. Fofoca de Artista (Durval Vieira – João Bosco)
03. Desafiando o Desafio (Durval Vieira)
04. Xodó Alagoano (Joci Batista – Durval Vieira)
05. Aqui Não Fico Mais (Oswaldo Silva – Roberto Stanganelli)
06. Sua Amada já se Foi (Joci Batista – Claudio Batista)
07. Tai Menina (Joci Batista – Manoel Apolinário da Silva)
08. O Santo Caçador (Joca de Castro – Amadeu Macedo)
09. Venha meu Amor (Joci Batista – José Claudio Batista)
10. Pra Frente Alagoas (Joci Batista – Roberto Lautiney)
11. Uma Homenagem a Sergipe (Joci Batista – Antonio Poderoso)
12. Chegou Quando (Joci Batista – Duda Santos)
Para baixar este disco. Clique aqui.
Colaboração:Joci Batista para o acervo de www.forroalagoano.com. Conversão para mp3 e texto José Lessa