Republicado
Mané Baião e mais um palmeirense que nosso novo colaborador Oséas, amigo de Eraldo Calvalcante, nos manda e não só isso, boas novidades estão a caminho, haja vista o excelente trabalho que o Museu do Disco de Arapiraca realiza de resgate da Música Popular Nordestina e outras modalidades musicais em vinil e outras mídias. Quero em nome do forroalagoano.com dizer que seja bemvindo e agradecer, antecipadamente, estamos honrados em ter seu nome na relação dos nossos colaboradores, que têm sido o sustentáculo do nosso site.
Para começo de conversa, Mané Baião inicia seu trabalho com um baião saudando a Princesa Palmeira dos Índios, composição de Alayde de Araújo e do próprio Mané, que assina ainda as faixas: . “O Cabeleira”, “Chão Moreno”, “Só num Xáxa Quem não Quer” e “Homenagem a Luiz Gonzaga” que canta as coisa da terra, o homem, a fé, e as histórias do cangaço, nosso mané que não é um mané, é sim um cantor, compositor, sanfoneiro daqueles, merece ser ouvido, regravado e suas composições tocadas em todas as emissoras de rádio para se resgatar o trabalho deste Palmeirense, que nada deixa a desejar a Jacinto Silva, Naldo do Baião, Irineu Nicásio, Durval Vieira e da Rainha do Forró, Clemilda que tendo nascida em São José da Lage se considera de Palmeira dos Índios, onde viveu sua infância.
As composições contidas Em Mané é Mais Baião foram escolhidas, não resta a menor dúvida que foram de excelente gosto. a Além das composiçõ0es de Mané com outros parceiros nos trás nomes como: Zé Gonzaga, João do Vale, José Cândido, (Santanense, compositor de Carcará), Edgar Ferreira e Hervé Cordovil entre outros grandes nomes do genuíno pé de serra. Vale destaque especial para a composição “Cabelos de Boneca”.
E viva o Baião.
e Viva Mané do Baião.
Mané Baião – Mané é Mais Baião – 1957
RCA CAMDEB
01. Princesinha do Sertão Alagoano (Alayde Araújo – Mané Baião)
02. Vaqueiro do Siridó (Zé Bastos – Eriton Santana)
03. O Cabeleira (Mané Baião – Pompílio Dinz)
04. Não Quero Mais me Casar (Zé Gonzaga – Aldemar Paiva)
05. Cabelo da Boneca (João do Vale – José Cândido – Rossine Pacheco)
06. Só num Xáxa Quem não Quer (Mané Baião – João de Góis)
07. Luiz Gonzaga (Antonio Bruno – Mané Baião)
08. Chão Moreno (Mané Baião – Nello Nunes)
09. Zabumba (Ruy de Moraes e Silva – Joaquim Lima)
10. Meu Casamento (Edgard Ferreira – Pires Cavalcanti)
11. Deise (Mané Baião – José de Alencar Martins)
12. Rua do Sol (Manézinho Araújo – Hervé Cordovil)
Disco. Clique aqui.
Colaboração: Oseás – MUSEU DO DISCO ARAPIRACA – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 e Texto: José Lessa.