REPUBLICADO

Boca de Forno é uma coletânea composta de 11 faixas, indispensável para os amantes da boa música, pois trata-se de uma obra valorosa que  registra a forte influência da cultura nordestina  nas composições de poetas e compositores alagoanos  da maior qualidade, bem como a interpretação de artista alagoano a exemplo de Cícero Paulo, Tânio Barreto, Zé do Rojão, Zailton e Eliezer Setton que estava iniciando a carreira. Temos ainda a participação dos pernambucanos Claudinor Germano e Basto Peroba.

Vale destacar a composição  do Maestro  Jovelino Lima na faixa “Nosso Guerreiro “, na qual destaca O Guerreiro Alagoano, uma das manifestações folclórica tipicamente de Alagoas, e você ouvira a bela interpretação na voz de Cicero Paulo. Já na  faixa  “Sanfoneiro da Gota”, composição do mais alagoano dos pernambucanos Edécio Lopes. que além de compositor apresentava o Programa Manhãs Brasileiras, que fez história e nos deixou muita saudade e que brevemente iremos publicar um trabalho sobre sua contribuição ao rádio e música nordestina, merece destaque a interpretação do pernambucano Claudionor Germano, amigo pessoal de Edécio e um dos  seus principais intérprete,

Boca de Forno  traz ainda a assinatura de Marcondes Costa, em três momentos: na faixa 4 com “Os Grandes do Baião”, na voz de Eliezer Setton, no qual Marcondes faz referência a grandes mestres do Baião, a exemplo de Luiz Gonzaga, Luiz Vieira, Dominguinhos e Sivuca, Gordurinha e Venâcio e Corumba, aliás está dupla foi a responsável pelo lançamento de Gerson Filho.  Em “Cantador do Sertão” uma parceria com Tânio Barreto, que também interpreta essa bela poesia que, como diz os  autores, trata sobre “o sofrimento do sertanejo que vê a terra onde nasceu se transformar em deserto, mas mesmo assim dessa terra nasceu o baião, o violeiro a viola, o cantador do sertão”.

Produzido pela Do-Ré-Mi Som e gravado no Studio Center, em Recife, no ano de 1980, Boca de Forno tem ainda no acompanhamento  de músicos da maior competência, como Basto Peroba, no acordeon,  Eliezer Setton, no violão, Zé do Rojão , no triângulo e Agogó, entre outros de igual valor.

Boca de Forno – Vol. 2
Dó-Ré-Mi SOM – 1980

01. Nosso Guerreiro (Jovelino Lima) Canta: Cícero Paulo
02. Sanfoneiro Macho (edécio Lopes) Canta: Claudionor Germano
03. Sinhá Margarida (Jonas Duarte Canta: Zé do Rojão
04. Os Grandes do Baião (Marcondes Costa) Cantaq: Eliezer Setton
05. Rosinha (Marcondes Costa – Marcos Costa) Canta: Cícero Paulo
06. De Peroba a Lourival Oliveira (Basto Peroba) Basto Peroba
07. Do Gogó ao Mocotó (Cícero Paulo) Canta: Cícero Paulo
08. Tô Vendo Seu Jeitinho  (Cícero Paulo) Canta: Zé do Rojão
09. Cantador do Sertão (Tânio Barreto – Marcondes Costa) Canta: Tânio Barreto
10. Noites de São João (Jucá Santos) Canta: Zé do Rojão
11. Madeira só Peroba (Lourival Peroba) Canta: Basto Peroba e Zailton

Para baixar este disco. Clique Aqui

Colaboração: José Lessa – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e Texto: Rosiane Pedrosa e  José Lessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima