Joci Batista este penedense basicamente em quase todos os seus trabalhos sempre relembrava as suas origens com gravações em que falava de suas raízes, além de prestigiar os compositores alagoanos como Durval Vieira, alagoano de Palmeira dos Índios, aliás são diversas  composições em parceria, a exemplo de “Alô Palmeira dos Índios” gravada por seu compadre Jackson do Pandeiro.

Fofoca de Artista composição de Durval Vieira e João Bôsco, que  também é o nome do presente LP, é mais uma daquelas brigas entre artistas. Em Briga de Artistas, foram os forrozeiros que se engalfinharam e só veio a acabar quando o Gonzagão chegou. Já em Fofoca de Artista os protagonistas são os artistas da MPB, Tropicália e Jovem Guarda.

Joci Batista de fato foi o primeiro artista nordestino a se tornar a figura representante do forró pé de serra popularmente mais conhecida em São Paulo, visto que no Rio de Janeiro o forró já era moda. A faixa “São Paulo e Rio” composição de Durval Vieira retrata o triunfo da música nordestina nesta duas cidades que no cenário nacional lidera os principais movimentos culturais brasileiro.

Já na faixa “Rei Pelé, Rei Luiz” composição  de Durval Vieira e Reginaldo Santos, Joci faz uma comparação deste dois grandes Reis e suas contribuições, um ao futebol e o outro a História da Música Nordestina.  Como legítimo representante das raízes nordestina Joci Batista canta ” Vai Conhecer Penedo” composição de sua autoria em parceria com Arlindo Duarte que retrata as belezas da quarta cidade mais velha do Brasil e suas belezas a margem do Rio São Francisco.

Como já disse, perdemos fisicamente este grande amigo, mais sua obra é eterna. Solicitamos a quem tiver fotos, discos, entrevistas em rádio, jornal ou vídeo nos envie que publicaremos com o maior prazer.

Viva Joci Batista.

Viva o Forró Pé de Serra.

Joci Batista – Fofoca de Artista
Premier – 1972

01. Quero ser Atendido (Joci Batista – Carlos Real)
02. Fofoca de Artista (Durval Vieira – João Bôsco)
03. Para Matar Minha Saudade (Cajazeira do Norte – Edgar Ferreira)
04. São Paulo e Rio (Durval Vieira)
05. Linda Professora (Joci Batista – Marumby)
06. O Bom Brasileiro (Túlio Ricardo)
07. O Famoso Boi bumbá (Alexandre Alves – Zito de Souza)
08. Eu não Sou Bola (Durval Vieira – Joci Batista)
09. Rei Pelé, Rei Luiz (Durval Vieira – Reginaldo Santos)
10. Incentivo (Joci Batista – João Gonçalves)
11. O Maior Amigo Meu (José Claudio – Otávio Rodrigues de Abreu)
12. Vai Conhecer Penedo (Joci Batista – Arlindo Duarte)

Para baixar este disco. Clique aqui.

Colaboração: Joci Batista (audio) Jocilmar Batista (capa) doado para o acervo de  www.forroalagoano.com – Conversão para mp3 e texto: José Lessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima