Clemilda Ferreira da Silva, alagoana de São José da Lage, nascida no dia 01 de setembro de 1936. Em encontro pessoal que mantivemos em Aracaju em 18 de junho, a Rainha do Forró mesmo acometida de problemas de saúde, em virtude da osteoporose, nos informou que mesmo tendo sido lançada em carreira solo, jamais deixou de participar dos discos de Gerson Filho. Um fato é indiscutível, a partir de então a cantora eternizou composições do artista. Clemilda disse que conheceu Gerson Filho em um restaurante onde trabalhava como garçonete, naquele período o já famoso sanfoneiro de 8 Baixos era contratado pela Rádio Marink Veiga, no Rio de Janeiro, que ficava nas proximidades deste restaurante.
Segundo a cantora, jamais pensara em cantar, esta oportunidade surgiu quando Gerson Filho, que almoçava sempre neste local, onde trabalhava, a conheceu. A partir desses encontros começou a amizade e passou a acompanhar o músico nas suas apresentações nos bailes e shows em circos, inicialmente no Rio de Janeiro, ou nas apresentações no Programa na Rádio Nacional, apresentado por Paulo Gracindo, também alagoano, que após sua primeira apresentação, passou a exigir também sua presença, ao lado do já famoso solista de 8 Baixos.
A primeira participação em disco de Clemilda foi em 1965 no LP “É pra Valer” pela RCA e dois anos após tem sua consagração em 1967, através do disco Gerson Filho Apresenta Cremilda. Clemilda nos revela que a presença de Gerson foi a coisa mais importantes da sua vida, pois o mesmo lhe dava segurança, além de incentivá-la a cantar e a compor. Para Clemilda “Morena dos Olhos Pretos” foi um presente que o então esposo lhe ofertou e também serviu como título do presente LP.
Em Morena dos Olhos Pretos encontramos 4 composições de Juvenal Lopes, maceioense e um dos principais compositores na vida artística de Clemilda, merecendo destaque ainda a faixa “Feira de Passarinhos” (Um local que se tornou folclórico, onde se encontra de tudo, principalmente coisas ilícitas ou oriundas de furtos) como o disco é conhecido popularmente em Alagoas. Neste LP encontramos composições de Gerson e Clemilda e tem participações de J. Luna e D. Lemos em parceira com o casal.
Agora é com você, baixe e escute e deixe sua opinião em comentários.
Clemilda – Morena dos Olhos Pretos
1972 – Musicolor – Continental – 1-04-405-052
01. Morena dos Olhos Pretos (Gerson Filho – J. Luna)
02. Três Fogueiras (Juvenal Lopes)
03. Feira de Fassarinhos (Juvenal Lopes)
04. Tempo Pra Me Ver (Juvenal Lopes)
05. Sete Meninas (Clemilda)
06. Ê Ceará (Clemilda – D. Lemos)
07. Rancheirinha da Vovó (Juvenal Lopes)
08. São João nos Ajundou (Gerson Filho – Clemilda)
09. Pagode na Feira (Gerson Filho – Clemilda)
10. Dança do Vai Vem (Juvenal Lopes)
11. Novena no Sertão (Clemilda – J. Luna)
12. Xamego é Dança Boa (Gerson Filho)
Para baixar este Disco. Clique aqui
Colaboração de José Lessa Gama –– faz parte da coleção pessoal. Conversão para mp3 O VINIL. Texto José Lessa.
2 comentários em “Clemilda – Morena dos Olhos Pretos”
Parabéns sr. José Lessa por eternizar esta grande cultura para todos poderem desfrutar.
Obrigado pela generosidade, você também é um desses que não vai deixa nossa cultura sucumbir na História.