Erivan Alves de Almeida, de pequeno sempre gostou do forró. Era fã de Luiz Gonzaga. Nome de batismo Erivan, em casa. Zinho, não sabia que esse nome (um dia .seria conhecido no Brasil inteiro. Foi crescendo, e sempre usando sua voz, com garra e determinação na idade de sete anos foi convidado pra cantarem, um grupo folclórico em sua terra, Rio Largo, O grupo era de Chegança, que pra quem não sabe, é nada mais nada menos que a história da marinha brasileira mostrada no período natalino em. versos, cânticos e prosas.
Quando completou dez anos, lá estava o Zinho no grupo musical dos professores de sua cidade, daí por diante ele passou a cantar musica popular brasileira. Seus artistas preferidos eram Miltinho, Silvinho, Orlando Dias, Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga e outros.
Zinho trabalhou na fabrica de tecidos como tecelão por quatro anos, depois tentou aprender a arte de sapateiro, alfaiate, relojoeiro. De tudo o Zinho tentou, mas nada aprendeu, nos estudos só até o primeiro grau, cantou na noite em várias casas de Maceió, participou do festival da Rádio Gazeta, Rádio Difusora, foi puxador de samba enredo da escola de samba Unidos do Poço, Mas o forró corria em suas veias, foi aí que ele formou um grupo de forró e com pouco tempo o Grupo Cangaço Nordestino já mostrava o seu valor nas portas das lojas, nos circos de panos de roda, nos cinemas e em cima de caminhão. Zinho sofreu muito até que um dia foi chamado pra assumir a vaga de crooner dos 3 Do Nordeste, por indicação de Romildo Freitas, amigo irmão de Parafuso, também paraibano e vizinhos. Não conhecia a fama e ficou radiante. Se passaram 8 anos e Zinho já era muito conhecido, Luiz Gonzaga por sua vez dizia. Zinho eu estou, lhe acompanhando, Elba Ramalho sempre regravava. alguma coisa do meu trabalho. Ney Matogrosso também regravava. Pra virar lobisomem.
Elba Ramalho, Toque de Fole, Amor com Café, enfim foram. 8 anos de glória. Em 1987 sofreu uni acidente automobilístico e se afastou dos 3 do Nordeste, e foi aí que fez o seu 1° trabalho solo pela gravadora Polygram com a participação de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e a amiga Hermelinda. Em 1989 Elba lhe chamou pra participar no seu disco Jogo de Cintura e depois foi convidada a cantar no disco de Zinho.
O resto vocês já sabem, foram várias gravadoras, várias independentes e o prêmio Sharp,
O hoje na Laser Records, lançando 20 Anos de Forró, com Fé em Deus. Pra todo Brasil quem sabe não é minha vez ?
Mestre Zinho – 20 Anos de Forró
LCD 50.253 – 1999
01. Colher de Chá – (Zinho – Nininha)
02. Machão Apaixonado (Eudes – Zinho)
03. Sonhos de Vaqueiro (Eudes – Hermano Braga)
04. Vamos Quebrar o Gelo (Eudes – Zinho)
05. Sou Mais Você (Eudes – Zinho)
06. Calcinha (Airton Silva – Antonio Gouveia)
07. Nem Me Disse Adeus (Euctes – Zinho)
08, Gelo na Farinha (Zinho – Agamerom)
09. Vem Cá Menina (Eudes – Zinho)
10. 2O Anos de Forró (Ismael de Castro – Zinho)
11. Forró Mulher Beijo e Batom (Zinho – Nininha)
12. Tributo a Luiz Gonzaga (Ismael de Castro – Zinho)
13, Livre Leve e Solto (Ismael de Castro – Zinho)
14. Siga Bem Caminhoneiro (Ismael de Castro – Zuza)
15. Cantiga de Ausência (Paulo de Castro)
Para baixar este CD. Clique aqui.
Colaboração: Eraldo Cavalcante – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 José Lessa e Texto – Encarte do CD.