Esse disco foi gravado no Recife nos Estúdios da Polidsic em 1989, os arranjos são de Xameguinho, na verdade deveria ter como legenda o título “Os três alagoanos e a Banda Fogo no Forró”, cuja composição era Sandoval, voz e triângulo, Edinho, no zabumba e Geu, irmão do Sandoval, na sanfona. Esse trio transformou-se na Banda Fogo no Forró, que entre outros membros, tinha a participação de Gil, filho de Sandoval, disco este que tive a honra de ter recebido com presente de Sandoval, vem com a dedicatória assinada por todos os integrantes.
“Tempero do Forro“ composição do saudoso amigo José Maria Soriano, que também assina outras composições, neste mesmo disco. Foi o primeiro trabalho fonográfico no qual Sandoval, a frente do grupo denominado “Os três alagoanos”, acompanhados pela Banda Fogo no Forró, como diz o famoso adágio popular, “põe a boca no mundo”, agraciando aos amantes do bom estilo forró com sua voz harmoniosa e personalíssima.
Como se pode observar, lá se vão mais de vinte anos de puro forró. Nesse intervalo Sandoval já fez outros trabalhos, sempre com a mesma qualidade, pois sua voz e seu jeito gostoso de se expressar, quando interpreta não apenas suas composições, mas também as composições dos muitos parceiros, com o passar dos anos só tem melhorado, é como cachaça boa, quanto mais tempo passa nos barris de madeira, mais apurado fica seu sabor. No caso do amigo Sandoval, sua arte não envelhece, só amadurece e com o passar do tempo vem apurando e se tornando cada vez melhor.
Tempero do Forró, apesar de já ter mais de vinte anos de gravado, continua tão bom quanto sempre foi, é ótimo para se ouvir sozinho, entre amigos, e ainda melhor para se ouvir dançando, porque essa é a melhor maneira de se curtir um bom forró.
Outro aspecto importante realizado neste trabalho por Sandoval foi o seu pioneirismo em agregar ao Trio os Três Alagoanos um novo agrupamento com outros instrumentos musicais ao criar a Banda Fogo no Forró em 1989 que na realidade foi o primeiro grupo alagoano a ter assumido esta postura musical sem deixa a base tradicional do forró pé de serra do Triangulo, Zabumba e a Sanfona.
Atualmente Sandoval vem se dedicando a sua casa de show, “O Cortiço”, situada no Benedito Bentes II, um dos bairros mais populares de Maceió, que aos domingos, iniciando as 16 horas, reúne os melhores sanfoneiros, melhor dizendo, a nata do forró pé de serra, aonde você pode encontrar, como diz o próprio Sandoval, “do músico que tem pelo menos a intenção de tocar”, até estrelas como Genário, Edson Duarte, e tantos outros, a exemplo do saudoso Mestre Zinho, que quando, de passagem por Maceió, são presenças obrigatórias no Cortiço além de outros músicos da qualidade de Xameguinho, Chaú do Pífano, Messias Lima, e tantos outros.
O Cortiço comemorou, no dia 08 de agosto, quatro anos de vida e de muito forró, e garantimos que esta cada vez melhor.
Parabéns ao Cortiço! Parabéns Sandoval! O site forroalagoano.com deseja-lhe muito sucesso e muita saúde para levar a bandeira do forró por muitos e muitos anos. Como bem disse o saudoso Rei do Forro Mestre Zinho na sua apresentação em Maceió no Cortiço e o qual sou testemunha. “Sandoval sei que vou logo, mais lhe faço um pedido! Não deixe o nosso forró morrer. Você tem essa responsabilidade”. Foram palavras do Mestre Zinho, imagine que missão lhe foi confiada e por quem. Parabéns a todos que frequentam sua casa de show.
Viva o Forró !!!
Banda Fogo no Forró – Tempero do Forró
Polydisc – 542.404.111 – 1989
01.Tempero do Forró (José Maria Soriano)
02. Céu Estrelado (Iziel Junior – José Maria Soriano)
03. Forró no Palhoção (Sandoval – Gel)
04. Gosto de Maçã (José Maria Soriano – Germano)
05. Deboche e Magia (José Maria Soriano – Gil – Givaldo)
06. Aperto de Cintura (Gil – Edinho)
07. Forró do Bom (José Maria Soriano)
08. Corpo de Mulher (Antonio Francisco)
09. Ela Ganhou no Bicho (José Maria Soriano)
10. Dança da Jamaica (Givaldo – Pedrinho)
Para baixar este disco. Clique aqui
Colaboração de José Lessa – faz parte de sua coleção particular. Conversão mp3 O VINIL. Texto: José Lessa e Rosiane Pedrosa.