FORRÓ SERÁ DECLARADO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL
Por Lucas Oliveira de Moura Arruda, pesquisador da Associação Respeita Januário (Recife-PE)
Nesta quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, às 9h da manhã, acontece a 99ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na pauta da reunião está a proposta de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O Conselho Consultivo irá apresentar ao público a sua análise do dossiê informativo sobre as Matrizes Tradicionais do Forró, um documento elaborado por uma grande equipe de pesquisadores que percorreu todo o Brasil para conhecer pessoas, identificar lugares e registrar as diversas maneiras de se dar a continuidade à tradição do autêntico forró.
Com o reconhecimento como patrimônio imaterial, o forró passa a ter uma política de salvaguarda, que busca garantir sua continuidade através de várias ações. Neste sentido, a ASFORRAL tem trabalhado com afinco, muito antes mesmo da declaração do registro, em ações como o Palco Móvel do Forró e as ações em escolas.
A reunião será veiculada no canal do IPHAN no YouTube. O acesso é aberto para todo o público através do link abaixo. Alagoas está na vibração para mais esta conquista que é de todos os forrozeiros do Brasil. Viva o nosso Forró!!!