Por Rosiane Pedrosa (economista e produtora cultural)
A Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, sob o comando da advogada e poetisa Miriam Monte, foi oficialmente inaugurada, no dia 1º de fevereiro, com solenidade realizada, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, com a presença do Prefeito JHC e do Vice-Prefeito Ronaldo Lessa, dos vereadores Francisco Sales, Dr. Cleber Costa e Siderlane Mendonça, além de diversos representantes de segmentos culturais que atuam na cidade de Maceió, a exemplo de José Lessa, Presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL,; do Presidente do Bloco Carnavalesco Pinto da Madrugada, Hermann Braga, do Presidente da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, José Hilton Lopes, popularmente conhecido como Prego, do Presidente da Liga dos Cocos de Roda de Alagoas (LICOAL),, Elves Pereira, do Presidente da Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), Washington Nascimento, da Mestra do Artesanato, Vilma Oliveira, entre outros.
Miriam Monte (Presidente da FMAC ) e JHC (Prefeito de Maceió) no decerramento da Placa de inauguração da nova sede da FMAC. Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
O novo endereço do órgão é o prédio histórico da antiga Intendência Municipal, localizado em frente à Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. A solenidade de inauguração contou com apresentação de orquestra sinfônica, canto lírico e teve também a participação de Milla do Acordeon e Trio de Forró Gogó da Ema. Para evitar aglomerações e, portanto, risco sanitário, o evento foi restrito a convidados, mas teve transmissão ao vivo, pela internet.
Milla do Acordeon; Miriam Monte (Presidente da FMAC )e José Lessa (Presidente da ASFORRAL) (Foto: Karol Lessa: www.forroalagoano.com.br)
Construído no início do período republicano, em meados do século XX, foi inicialmente destinado a sediar a Intendência, de Maceió, e com o passar dos anos sediou outros órgãos públicos como a CASAL, o Gabinete do Prefeito, na Gestão Ronaldo Lessa, mas ultimamente esta desocupado e abandonado. Agora, totalmente reformado, localizado na região central da cidade e de fácil acesso, será o Palácio da Cultura maceioense.