Faleceu, nessa segunda-feira, 07 de fevereiro, de 2022, aos 74 anos, José Edson Duarte, popularmente conhecido como Edson Duarte. Alagoano de Maceió, do bairro Riacho Doce, ainda pequeno foi morar em Palmeira dos Índios, mudando-se, posteriormente para o Rio de Janeiro. Considerado um dos nomes mais respeitados no eixo do forro, formado pelos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, atualmente estava residindo no Espírito Santo,
Edson Duarte faleceu, no Rio de Janeiro, após 14 dias de hospitalização, inicialmente com uma infecção urinária, entretanto, durante o período em que esteve internado sofreu um derrame cerebral, vindo a falecer vitimado por uma parada cardiorrespiratória.
Percussionista e também compositor, iniciou sua carreira como zabumbeiro, mas destacou-se como cantor, tendo gravado cerca de 25 discos. Dono de um estilo próprio, Edson Duarte era uma página viva da história do forró. Em seu primeiro LP, ele uso o nome de Pirril, como era conhecido como zabumbeiro.
O Brasil e Alagoas perdem mais um grande forrozeiro.