MISA – Museu da Imagem e do Som de Alagoas.Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Por Rosiane Pedrosa (Economista e Produtora Cultural)
O MISA Museu da Imagem e do Som, do Estado de Alagoas, atualmente sob a direção do ator e apresentador Paulo Pedrosa, popularmente conhecido como Paulo Poeta, realizou, na noite da última , terça-feira, 23 de fevereiro de 2022, o inicio das comemorações do seu 40º aniversário. Entre as novidades apresentadas pelo MISA, nas comemorações do seu aniversário esta o lançamento do Portal www.misa.al.gov, que será um espaço virtual visando democratizar o acervo ali conservador., o portal abrigará, ainda, 10 (dez) salas virtuais que serão ocupadas por pesquisadores e memorialistas que levarão para o acervo virtual do MISA, suas pesquisas e acervos pessoais, que ficarão a disposição dos alagoanos e de todo o mundo, graças a revolução tecnológica da informação e comunicação que se deu a partir da internet, inovações nas quais o MISA, a partir de agora, também esta inserido.
Da esquerda para direita: Mellina Freitas, José Lessa e Paulo Poeta. Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Na ocasião o Diretor do MISA, Paulo Poeta, convidou José Lessa Gama, pesquisador e produtor cultural, editor do site www.forroalagoano.com.br, para ser um dos salistas do Museu, haja vista que o site forroalagoano.com.br é uma verdadeira enciclopédia virtual, sobre o forro alagoano, reunindo um grande acervo da velha e da nova geração de artistas que contribuíram e continuam contribuindo para escrever a história do forró, esse super gênero musical que agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Para José Lessa, ser um dos salista do MISA é uma honra, pois poderá compartilhar seus conhecimentos, para as novas gerações, uma vez que a partir do portal do MISA, o site forroalagono ganhará maior abrangência.
Da esquerda para direita, Enio Lins, Toninho do Acordeon, Lula Sabiá , José Lessa,); Mellina Freitas e Gizeldo . Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Na programação festiva, além da belíssima “Exposição Jaraguá de Outrora”, mostrando, por meio de fotos e texto informativos, o passado do histórico bairro de Jaraguá, o auditório do MISA recebeu o nome do cineasta Pedro Rocha, que faleceu em setembro de 2021, em decorrência de complicações da Covid 19. Pedro Rocha foi um dos pioneiros no audiovisual de Alagoas, tendo em seu currículo mais de 20 filmes.
Exposição “Jaraguá de Outrora”. Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
A justa homenagem, ao cineasta Pedro Rocha, é o reconhecimento do governador do Estado, Renan Filho, através do MISA e da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, na pessoa da Secretária Mellina Torres Freitas, do legado deixado por Pedro Rocha para o audiovisual alagoano.