Colaboração: José Lessa – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e Texto: José Lessa

Estamos no mês de fevereiro, também chamado mês do Carnaval, e sendo o Carnaval uma das manifestações culturais mais autêntica do Brasil resolvemos postar o LP “O Carnaval de Juvenal Lopes”, forrozeiro autor de grandes sucessos que marcaram a História do Forró e que teve suas músicas gravadas por artistas como Clemilda, Gerson Filho, Mestre Zinho, Marinês, Zetinha, além de vários outros forrozeiros autêntico,s Brasil afora.

Juvenal Lopes reúne neste LP um repertório com 12 composições, todas de sua autoria, das quais duas são em parceria com Alves Damasceno e uma com Juca Santos (falecido recentemente). Em “O Carnaval de Juvenal Lopes” você vai encontrar composições como “Saudoso Carnaval” na qual Juvenal já relembra a tradição das comemorações na Rua do Comércio, da serpentina e da lança perfume e de figuras como Rubens Camelo, Ricardo Santa Rita, Edécio Lopes, Mario Braga e Major Bonifácio entre outras figuras que verdadeiramente fazia o carnaval da outrora Maceió em que Juvenal nos faz rememorar o que hoje já não existe.

Juvenal era uma figura do povo, um artista que cantou seu povo e sua gente como poucos, seja compondo, maxixe, samba, forró, baião, coco, frevo  ou marchinhas. Juvenal  um tinha um talento digno dos grandes mestres da MPB e conhecia perfeitamente cada gênero, além de rancheiras (argentina e Rio Grande do Sul) que imperava a sua época, além da abordagem do folclore alagoano. Juvenal era um boêmio daqueles que hoje basicamente não existe mais, com ele não existia tristeza, como em “Vilma Meu Amor” , canção na qual que ele manda essa tristeza embora, pois é carnaval.

Todas as faixas são excelente mas contudo vale também ressaltar a faixa “O Direito da Mulher” , que a época já criticava a postura machista que não respeitava o direito da mulher e que estranhamente hoje ainda é agredida, tratada pejorativa pelos compositores e bandas, disto que chamo de ultraje de forró, que é cantado pelas bancas do chamado forró eletrônico, sem que haja uma manifestação do movimento feminista nordestino e brasileiro.

Infelizmente, hoje Juvenal Lopes nos faz muita falta, pois não tenho dúvida que se vivo estivesse estaríamos juntos defendo o forró, o frevo, o samba e todas as manifestações verdadeiramente do povo brasileira.


Juvenal Lopes – O Carnaval de Juvenal Lopes
Gogó da Ema

01. Saudoso Carnaval (Juvenal Lopes – Alves Damasceno)
02. Vilma Meu Amor (Juvenal Lopes)
03. O Direito da Mulher (Juvenal Lopes)
04. Eu vi você (Juvenal Lopes)
05. O Doutor Tem Razão (Juvenal Lopes)
06. Maydê (Juvenal Lopes)
07. Meu Carnaval (Juvenal Lopes)
08 Ó Jandira (Juvenal Lopes)
09. Cabelos Brancos (Juvenal Lopes)
10. Bloco do Seca Poço (Juvenal Lopes)
11. Frevo Boliçoso (Juvenal Lopes – Alves Damasceno)
12. Abaixo de Deus (Juvenal Lopes – Jucá Santos)

Para baixar este disco. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima