Se estivesse vivo Gerson Filho estaria completando hoje 107 Anos, pois ele nasceu no dia 12 de Maio de 1915, na Fazenda Mundeis , no Município de Penedo, a capital do Baixo São Francisco e berço da Cultura Alagoana, terra em que tem no pioneirismo é uma de suas marcas, pois em 1909, foi criado o 1º time de Futebol de Alagoas, o 1º Teatro (Teatro 7 de Setembro), e a 1ª Quadra de Tenis de Alagoas,  Gerson compôs a 1ª Quadrilha como gênero Musica,  e o pioneiro da Sanfona de 8 Baixos no Brasil.

Gerson Filho deixou uma obra inestimável com uma discografia de 17 discos de 78 RPM e l LP de 70 Polegadas, pela Todamerica, Gerson Gravou na RCA 18 discos em 78 RPM, 18 LPs e vários discos compacto. Em 1969 Transfere-se para a Gravadora Continental, tendo gravada a Coleção 8 Baixos Brasileiro com 20 LPs e se não bastasse gravou outra quantidade de LPs, o que costumo chamar o disco do ano, que não pertencia a Coleção, além de uma dezena de compactos.

E se não bastasse, por não ter no seu estilo, ou seja na Sanfona de 8 Baixos em tom natural que é muito difícil de ser tocada. Gerson Filho, também utilizou alguns pseudônimo como: Baianinho dos 8 Baixos, Baianão, Zé Piaba, Betinho e Regional, Zé Mamede, Zé do X, Zé Ranulfo, Zé Mamede, Zé da Onça, Zé Piatã.

Gerson Filho deixou um acervo de cerca de 586 composições  e teve parceiros como Ari Monteiro, Clemilda, João Silva, Chico Anysio, Otávio Babo Filho, Juvenal Lopes, Isnaldo Santos, Tororo do Rojão, Manoel Silvano entre outros.

Além de compor e gravar, Gerson Filho teve suas composições gravadas por: Oswaldinho, Dominguinhos, Sivuca, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, pelo francês Nicolas Krassib, Joelson dos 8 Baixos, Robertinho dos 8 Baixos (Filho) e continuador da obra e o próprio Chico Anysio gravou “Forró do Zé Lagoa.

Artista atuante em defesa da cultura Nordestina, Gerson foi um dos fundadores da Assossimpro em 1964, bem como em 1974 foi candidato a Deputado Estadual pelo MDB que teve um papel de extrema importância para a derrota da Ditadura Militar, Gerson era acima de tudo um homem destemido em defesa dos seus direitos e do forró.

Gerson Filho, além de Mestre na Sanfona de 8 Baixos, Trabalhou nas principais Rádios do Rio de Janeiro como a Rádio Tamoio, Rádio Guanabara, Rádio Nacional ao lado de Paulo Gracindo e Jackson do Pandeiro e Almira Castilho.

Na sua volta ao Nordeste, fixou-se em Aracaju em 1969 e foi o criador juntamente com Clemilda do “Programa Forró no Asfalto (Rádio e TV), além de percorrer o nordeste com a “Caravana Forró no Asfalto”, fazendo apresentações em Circos, Cinemas, Campanhas Eleitorais em diversos Estados Nordestino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima