Da esquerda para direita: Talvanes Eugenio e José Lessa. Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
José Lessa, pesquisador e memorialista, Presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, atendendo a convite do Prof. Dr. Talvanes Eugenio Maceno, participou, do Seminário, “A História do Forró no Brasil e em Alagoas”, onde ministrou palestra sobre o tema, versando acerca do pioneirismos e contribuição dos artistas alagoanos para a formação do forró, como gênero musical, destacando a importância de artistas como Gerson Filho, alagoano do Município de Penedo, considerado “O Rei dos 8 Baixos” e Jararaca, compositor, cantor e músico, autor da famosa marchinha de carnaval “Mamãe Eu Quero”, alagoano, do Município de Maceió. entre outros grandes artistas alagoanos, que deixaram um grande legado para a cultura e para a música brasileira, em especial o forró.
Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br
Na oportunidade José Lessa, esteve acompanhado pelo percussionista Xexéu, pelo também percussionista, cantor e compositor Sandoval do Forró e pelo sanfoneiro Tuta do Acordeon, que apresentaram as variedades rítmicas que compõem as matrizes do forró, a exemplo do xote, xaxado, arrasta-pé e baião. Em sua explanação José Lessa chamou atenção para a importância da inclusão da sanfona no curso de música da UFAL, a exemplo da Universidade Federal da Paraíba, haja vista a relevância desse instrumento musical para Alagoas.
Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br).
Após a realização das palestras, houve um momento para os questionamentos, onde os participantes tiveram oportunidade de dirimir dúvidas sobre a temática abordada, bem como apresentar algum questionamento e na sequencia os participantes realizaram uma prática dançante, encerrando o seminário ao som dos ritmos que compõem o supergênero musical que é o forró.
Alguns dos participantes do Seminário .Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br
O Seminário “A História do Forró no Brasil e em Alagoas” foi um projeto de extensão da UFAL em parceria com o ForroZinho coletivo e foi coordenado pelo Professor |Marconi Tabosa, coordenador do Curso de Administração da UFAL/Campos Arapiraca e contou com o apoio da ETA, da FMAC e da ASFORRAL.
Parabéns aos Professores. Talvanes Eugênio e Marconi Tabosa, bem como a todos os demais envolvidos nessa excelente iniciativa.