A Orquestra de Frevo Sanfonado, da Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, que acomapanha o Bloco “Forrozeiros na Folia”, levou muito arrasta-pé, forró, marchinhas de carnaval e muito frevo sanfonado, para Barra de São Miguel, nessa segunda-feira de carnaval, proporcionando aos Turistas, em visita à cidade, e demais frequentadores da Orla do Niquim, momentos de muita alegria, que só a misture das duas maiores manifestações da Cultura Popular Brasileira, em especial a Cultura Nordestina, que é o frevo e o forró, pode proporcionar.
A Orquestra de Frevo Sanfonado tem como diferencial e principal característica não utilizar instrumento de sopro. É composta por 04 sanfonas, 01 baixo, 01 guitarra, 01 szabumba, 01 bateria, 01 triangulo, 01 pandeiro e três vocalistas, sendo uma voz masculina e duas vozes femininas. A ideia foi uma iniciativa de José Lessa, Presidente da ASFORRAL em 2019, como uma atividade cultural revivendo a origem do forró, que surgiu no forrobodó, que era o local onde se tocava e cantava diversos ritmos populares, como o samba, o pagode e as marchinhas de carnaval e muito arrasta-pé, que deu origem ao frevo.
O sucesso dessa iniciativa já esta comprovado e na Barra de São Miguel, onde a orquestra se apresentou, na segunda-feira de carnaval, graças ao apoio da Secretária de Turismo Bethe Lopes, repetiu-se a mesma empatia que tem ocorrido por onde esse grupo musical se apresenta, pois a originalidade e beleza rítmica desse grupo musical, encanta a todos os públicos. Saindo da Orla do Niquim, onde permaneceram por cerca de 1 hora, fazendo a alegria dos banhistas, o Trio Elétrico, com a Orquestra de Frevo Sanfonado, “Forrozeiros na Folia”, saiu em desfile, arrastando os foliões pela principal Avenida da cidade, passando por diversas pousadas e hotéis que compõem a infra estrutura turística desse belo e promissor polo turístico de Alagoas.