Nas comemorações do 13º aniversário do site forroalagoano.com.br, dia 12 de maio, considerando que em 2023, está completando 70 anos que o penedense Gerson Filho gravou, em 1953, no seu primeiro disco, em 78 rpm, a música “Quadrilha na Cidade “, tornando-se pioneiro na gravação da quadrilha, como gênero musical, o pesquisador e memorialista José Lessa Gama estará proferindo uma palestra sobre o “O Pioneirismo do compositor e solista de 8 Baixos, Gerson Filho”, e dando início a uma campanha nacional pela salvaguarda da sanfona de 8 Baixos, importante elemento do forró, que hoje esta vivenciando um processo de extinção. Na ocasião também estará sendo entregue a “Comenda Gerson Filho” à algumas personalidades, pela sua contribuição na manutenção da cultura do forro no Estado de Alagoas.
Local: MISA – Museu da Imagem e do Som (Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá)
Dia: 12/05/2023
Início: 19 hs
Alagoas, conforme esclarece José Lessa, é berço do forró, de acordo com o grande folclorista Théo Brandão, em sua obra Folclore de Alagoas , cuja primeira edição data 1949, nas duas últimas décadas do século XIX, “antes mesmo das mazurcas, polcas, schotischs, quadrilhas e lanceiros, nas festas juninas, nos tempos de Bonifácio, em Bebedouro. já se dançava coco, ao som da sanfona pé duro, cavaquinho, viola e clarinete” (BRANDÃO,1982).
Nesse sentido, conforme José Lesse, nesse encontro será elaborada um documento, que deverá ser encaminhado as autoridades competentes pedindo apoio, para que os músicos, que ainda tocam sanfona de 8 Baixos, possa repassar os seus saberes para a nova geração, no sentido de que esse elemento tãõ importante da cultura alagoana, não seja totalmente extinto.