O 13º Aniversário do site forroalagoano.com.br, que ocorreu nesse sábado, dia 13 de maio de 2023,. no Clube dos Engenheiros, localizado no bairro do Farol, já se tornou uma tradição e, mais uma vez confirmou a importância desse site, que tem como patronos Gerson Filho e Clemilda, e vem há 13 (treze) anos desenvolvendo um trabalho de resgate e difusão dos forrozeiros de Alagoas, tanto dos compositores quanto dos intérpretes do forro, da velha geração, que deram grande contribuição para a formação do forró, como gênero musical, e também da nova geração de forrozeiros, que estão dando continuidade a essa tradição cultural, que representa a identidade do brasileiro do nordeste do Brasil.
1º Belinho Nicácio e Irineu Nicácio do Acordeon; 2º Gil Neves; 3º Lú Tenório e Tutinha do Acordeon. Foto: Karol Lessa: www.forroalagoano.com.br)
Na festa de aniversário do site, desse ano, foi abrilhantado pelo Grupo Abanos do Forró. um dos trios de forró mais tradicionais do Estado de Alagoas, que tem Gizeldo Barbosa, na liderança do grupo, e também pelo jovem sanfoneiro Tutinha do Acordeon, um jovem e talentoso sanfoneiro que mostrou sua versatilidade com o instrumento, com uma demonstração de ritmos que compõem o super gênero musical, que é o forró, a exemplo do xote, baião e o arrasta pé.
Abanos do Forró. Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Além dos Abanos do Forró e do sanfoneiro Tutinha do Acordeon, Lula Sabiá, Irineu Nicácio, acompanhado por seu irmão Belinho Nicácio, fizeram um show a parte, complementado por Lú Tenório, uma voz feminina no forró alagoano, provando que na terra de Clemilda, a Rainha do Forró, não poderia faltar uma forrozeira de categoria.
Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com.br)
Na ocasião José Lessa, agradeceu as presenças dos amigos e colabores do forroalagoano.com.br esclarecendo que o objetivo do site é divulgar a musica popular nordestina, oferecendo a quem se identifica com a cultura popular e especialmente com o forró, acesso a obras de artistas, cantores e/ou compositores alagoanos, ligados ao forró, bem como a contribuição dos alagoanos para a formação desse gênero musical.
Viva o forró, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil !
Parabéns e vida longo ao forro alagoano.com.br e a todos que contribuem para sua manutenção, como um importante instrumento na luta pela difusão do forró de raiz !