Nesse domingo, 05 de novembro, lembrando José Lessa Gama, que estaria aniversariando, no dia 06, a Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, realizou a festa de lançamento do Bloco Carnavalesco “Forrozeiros na Folia”, que desfilou, pela primeira vez no ano de 2019, arrastando uma multidão na Orla de Ponta Verde, tornando-se o grande fenômeno do Carnaval de Maceió, por sua criatividade e inventividade.
Da esquerda para direita: José Lessa e Sandoval do Forró. Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
José Lessa Gama, que, ao lado do amigo Sandoval do Forró, fundou a Associação dos Forrozeiros, idealizou o Bloco Carnavalesco “Forrozeiros na Folia”, como, mais uma estratégia, para difundir o forró e gerar emprego e renda para seus intérpretes, os forrozeiros. O Bloco “Forrozeiros na Folia”, utiliza sanfonas no seu acompanhamento, tocando forró, marchinhas de carnaval, arrasta-pé e muito frevo. No Carnaval de 2024, o Bloco desfilará com um Bonecão, representando a figura do seus idealizador, José Lessa, que faleceu no dia 30 de julho, do corrente ano, e será o grande homenageado do Bloco, no Carnaval de 2024.
Negão dos 8 Baixos e Trio. Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
O evento iniciou com Negão dos 8 Baixos e Trio, destacando a importância da sanfona de 8 Baixos na formação do forró, como gênero musical e na sequencia, foi só arrasta-pé e muito frevo sanfonado, como não poderia deixar de ser, haja vista a beleza rítmica e a qualidade de seus músicos, o Bloco “Forrozeiros na Folia”, que por onde passa, arrasta multidões, no Espaço de Dança Geruza Malta, localizado na Av. Silvio Viana, na Orla da Ponta Verde, fez a festa e não poderia ser diferente.
Da esquerda para direita: Sol, Orleane, Gil Neves e Lú Tenório. Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
A alegria e a felicidade estava estampada no semblante das pessoas que compareceram ao evento, que foi realizado em um clima de muita harmonia e alegria. É o Bloco dos Forrozeiros resgatando a tradição dos velhos carnais de Maceió, com |Blocos Históricos, a exemplo do Cavaleiro dos Montes.
Viva José Lessa, o Mestre do Forró !
Viva o Forró ! Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.