ASFORRAL Celebra a Tradição dos Festejos Juninos, na Ressaca do São João

Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)

O domingo, 30 de junho, foi só alegria e muita cultura nordestina, na Ressaca do São João, evento  promovido pela Associação dos Forrozeiros de Alagoas -ASFORRAL, para celebrar a Tradição dos Festejos Juninos,  conforme manda o figurino, com muito Forró de Raiz.

Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)

Nem a chuva que molhou toda tarde de domingo conseguiu inibir a família forrozeira de atender ao chamamento da ASFORRAL, para  celebrar nossa Cultura Viva,  Os Festejos Juninos, conforme manda a tradição, com muito Forró de Raiz, pois conforme diz meu poeta preferido, Flávio Leandro, em sua canção “Vai Ter São João”., :

Tem São João
No Tecido que vem da flor
Na espiga que João plantou
Na couraça que abraça o pé
Nas receitas que vó deixou
Simpatias que são de amor
Que Assim seja se Deus quiser!

[…]

Enquanto houver sanfona e um arrastapé
E o toque da zabumba numa solidão
O grito do triângulo na mão da mulher
Pode crer, vai ter São João!
E quando essa fogueira que habita em nós
Reacender a chama do meu coração
Se a fala nordestina não perdeu a voz
Pode crer, vai ter São João!

Sabedoria, meu poeta, a tradição das comemorações do São João afirma e reafirma nossa nordestinidade, que assim seja, para sempre. Amem.

Rosiane Pedrosa (Pres. ASFORRAL). Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)

Gratidão aos Trios de Forró que se fizeram presentes, Trio Colibri; Trio Valério do Sertão, Trio Segredo da Lua, Trio Mistura Fina; Trio Negão dos 8 Baixos, Trio Teimosinho dos 8 Baixos; Fátima Brasil, Lú Tenório, Lula Sabia, Gil Neves; Galaguinho do Acordeon, Trio Agricio do Acirdeon, Minhocão do Forro, Abanos do Forró, entre outros. que chegaram para tocar e cantar, para aplaudir e serem aplaudidos, para ser feliz e trazer felicidade, alegria e muita Cultura Nordestina. Domingo, 07 de julho, temos outro encontro marcado, pois tanta cultura nordestina não cabe em um só domingo, será a Ressaca do São João  II, no mesmo local, Espaço de Dança Geruza Malta, na Rua Fechada  da Praia de Ponta Verde, a partir das 13H.

Viva o Forró !  Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima