Atendendo ao chamamento da www.forroalagoiano.com.br , em parceria com à Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL. a família forrozeira reuniu-se, nessa quinta-feira, 01/08/2024, no Auditório do Museu da Imagem e do Som – MISA, para lembrar José Lessa Gama, que faleceu em 30 de julho de 2023.
Da esquerda para direita: Lucas Paranhos; Dr. Antonio de Pádua; Rosiane Pedrosa; Dr. Cleber Ciosta e Ricardo Camelo. Foto: Karol Lessa (forooralagoano.com.br)
O evento que promoveu uma roda de conversa sobre “A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS MATRIZES TRADICIONAIS DO FORRÓ, COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL E IDENTIDADE DO POVO NORDESTINO“, contou com a participação de Lucas Paranhos Neto Bernardes, representando o Instituto do Patrimônio Historio e Artístico Nacional – IPHAN,; Dr. Antônio de Pádua (representando o Dep. Estadual Inácio Loiola); do Vereador e Ex. Sec. Municipal de Cultura, Dr. Cleber Costa, e do Diretor de Cultura da Sec. de Cultura e Economia Criativa de Maceió – SEMCE, Sr. Ricardo Camilo.
.Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
Durante a realização do evento, além das discussões, houve também muita forró, a Música “Olha Prá o Céu Meu Amor”, composição do alagoano José Fernandes de Paula, grande sucesso, na voz de Luz Gonzaga, foi executada, em homenagem a José Lessa Gama, por um lindo coro, formado por todos forrozeiros presentes, os solistas de 8 Baixos, Teimosinho dos 8 Baixos e Negão dos 8 Baixos, fizeram uma demonstração da beleza rítmica desse instrumento, que hoje enfrente um doloroso processo de extinção, necessitando, portanto, de ações de salvaguarda,. O evento teve ainda a especialíssima apresentação de Mestre Gama, com seu pífano mágico, outro importante elemento que compõe o conjunto das Matrizes Tradicionais do Forró.
Foto: Karol Lessa (forroalagoano.com.br)
Na ocasião, foi entregue a Comenda Gerson Filho, ao Dep. Inácio Loiola, representado por seu assessor Dr. Antonio de Pádua, bem como ao Vereado e Ex. Secretário de Cultura do Município de Maceió, Dr. Cleber Costa, pelo apoio dado a ASFORRAL, nesse primeiro ano, sem a presença física de José Lessa Gama, à frente da luta em defesa do forró e seus intérpretes, bem como aos parceiros dos grupos Forrozinho, Talvanes Eugenio e Celso Lessa, dos Amantes da Dança, bem como a parceira Rosangela Soares, influencia digital, pelo seu belo trabalho, voluntário, divulgando as atividades do Projeto Palco Móvel do Forró, através do Fã Clube do Palco Móvel. A Comanda também foi entregue a Sandoval do Forro, representado por Gil Neves, representando toda diretoria da ASFORRAL.
Rosiane Pedrosa: : Pres. da Associação dos Forrozeiros de Alagoas. Foto: Karol Lessa (forroalagoano.;com.br)
Como dizia José Lessa Gama, “para além de um simples gênero musical, o Forró representa a Identidade do Povo Nordestino”, nesse sentido, reafirmo aqui meu compromisso em levar esse Estandarte, junto a ASFORRAL e a todos que entendem a importância da preservação das Matrizes Tradicionais do Forró, como manifestação cultural e identidade do povo nordestino.
Viva o Forró ! Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil !!!!!