Gerson Filho - Orgia Lua Branca2

Colaboração: Claudevan Melo – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Claudevan Melo e texto José Lessa

Graças a valiosa contribuição do colaborador e amigo Claudevan Melo é que estamos postando mais está obra prima de Gerson Filho em 78 RPM e tenho certeza que não vamos parar de publicar os trabalhos deste artista alagoano que teve uma rica carreira, que é de extrema importância para o resgate da História do Forró.

Já frisamos a importância da mídia em 78 RPM na História da Fonografia. Eram apenas duas faixas e que até méados dos anos 60 ocorreram as últimas gravações, pois os LP assumiram a dianteira da tecnologia e tiveram seu reinado até a décade de 90. Quase que toda a obra de Gerson foi regravada em LP.

Neste 78 RPM, Gerson gravou a faixa “Isso é Que é Bom” uma composição de João Silva e Jaime Gaspar um forró bem ao estilo do Rei dos 8 Baixos e que posteriormente deu nome a um LP, lançado pela RCA.

Já na composição ” Orgia Lua Branca” , um baião de Aguiar Filho e Jaime Gaspar, compositores que Gerson já tinha gravado seus trabalhos desde a Gravadora TODAMERICA. Na realidade é uma homenagem a Casa de Comércio que Gerson Filho possuia em Penedo, que durante o dia funcionava como comércio e a noite, transformava-se em um bordel, que era frequentado por Marinheiros e a boemia da região. Infelizmente o prédio não mais existe.
.
Nesta época em Penedo, ainda funcionava o Porto Fluvial, que tinha papel fundamental para o abastecimento comercial do sertão de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco, pois as mercadoria, chegavam do Brasil e da Europa em Penedo e seguiam pelo Rio São Francisco até Piranhas e de lá seguiam de trem até Jatobá.

Gerson Filho – Isso é Que é Bom – Orgia Lua Branca -78 RPM
RCA -1960

01. Isso é que é bom – forró (João Silva – Jaime Gaspar)
02, Orgia Lua Branca – baião (Aguiar Filho – Jaime Gaspar)

Para baixar este disco. Clique  aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima