Já há algum tempo estava devendo a Afrísio Acácio e os amigos do forroalagoano.com em Arapiraca, comparecer as atividades desenvolvidas pelo Centro de Tradições Nordestina de Arapiraca fundado e dirigida por Afrísio Acácio autentico representante da Cultura Popular Nordestina que é responsável pelo “Projeto Cultura na Praça” que é apresentado em um palco onde é apresentada a livre manifestação da cultura da região que é tradicional centro produtor de grandes artistas como: João do Pife, Duda Santos, Zé do Rojão, Afrísio Acácio, João da Passarada, Zé Paulo, Henauro, Hermeto Pascoal, Nezinho Vieira, Bastinho da Sanfona entre outros que vivem na região da grande Arapiraca que faz parte do agreste alagoano que compreende entre outros os municípios: Campo Grande, Traipu, Lagoa da Canoa, além de Palmeira dos Índios que nos tem presenteado com nomes como: Clemilda, Jacinto Silva, Manê Baião, Irineu Nicácio, Edson Duarte, Durval Vieira, Naldo do Baião e as mães de Dominguinhos e Osvaldinho, mostrando que a região possui um puro DNA do Forró.
O Projeto Cultura teve inicio no dia 02 de maio do corrente ano e acontece sempre as segundas-feiras na Praça Luiz Pereira Lima, ao lado da Secretária de Cultura. A apresentação é feita por Afrísio Acácio (poeta, compositor, vaqueiro e sanfoneiro e locutor) e Mano Alves que também é locutor, compositor, cantor e apresenta o Programa “ Forró Alegre Despertar” na Rádio PALMEIRA FM. Na praça existe uma Cúpula que recobre o Palco e uma arquibancada em forma de arena, que fica repleta para ouvir os artistas que apresentam de duas a 3 músicas que pode ser um forró, baião, xote ou coco, além de toadas e aboios, além de banda de pífanos, ou até mesmo recital de poesia matuta poema ou cordel, tudo isso propiciando o resgate da cultura regional e as tradições do Agreste Alagoano. Aproveito a oportunidade para saudar, em nome dos forrozeiros de Alagoas, a coragem e astúcia de Afrísio e seus companheiros por esta iniciativa tão grandiosa.
Entre outros nomes que se apresentaram destacamos: Bastinho da Sanfona que já acompanhou em suas andanças pelo nordeste nomes como Gerson Filho, Clemilda, João do Pife, Jacinto Silva, além seu irmão conhecido popularmente como Índio, que atualmente reside no Rio de Janeiro e se orgulha em dizer que aprendeu a tocar pandeiro com o Mestre Jackson do Pandeiro. João do Vialejo, Banda de Pífano Pisa na Fulo, Mário Maia, Damião, Severo, Moises do Forró, Adailton, Miguel Gomes, Ednaldo do Acordeon, do cantor Claudemir, a Dupla Carlito e Cardoso e várias outros forrozeiros de Arapiraca e região, que brevemente estaremos disponibilizando seu trabalhos em nosso site.
Outro fato importante em minha visita a Arapiraca foi conhecer o Jovem Pedro Jorge de Melo, do Blog Arapiraca Legal, pois não tenho dúvida que com o estreitamento das nossas relações em defesa do genuíno forró alagoano, nosso movimento ganhará cada vez mais força.
O Projeto Cultura na Praça do nosso amigo Afrísio Acácio e dos forrozeiros do agreste tem como centro das ações Arapiraca e Palmeiras dos Índios, cidades estas que continuam a ser polos importantes na difusão da Cultura Nordestina. Vale ressaltar, ainda, que entre as proposta apresentadas a comunidade forrozeira, em minha visita a Arapiraca, foi a criação da Associação dos Forrozeiros de Alagoas, muito bem recebida por todos que fazem parte do Centro das Tradições Nordestina de Arapiraca, tão bem comanda por Afrísio e seus companheiros.
José Lessa