Colaboração – Antonio Costa para o acervo de www.forroalagoano.com – conversão para mp3 e texto José Lessa.
Antonio Costa é penedense, e teve a sorte de dançar forró com Gerson Filho tocando na velha Pedra da Arará. Recentemente gravou um CD em parceira com Zé Calixto, também afamado sanfoneiro de 8 baixos com a Composição “Gerson Filho não morreu”.
Advogado e professor militante, também conhecido como o advogado do forró, Costa é um compositor dono de uma poética brejeira e da musicalidade peculiar dos genuínos ritmos nordestinos, como o baião, forró, xote, arrasta pé. Costa, ainda dedica-se a pesquisa sobre a origem do forró e publicou uma obra pela passagem do centenário do Rei do Baião.
“Tributo a Luiz Gonzaga”, título do presente CD, é uma homenagem prestada por Costa ao Rei do Baião no transcurso de seu centenário. Gonzaga, em suas canções, imortalizou muitas espécies de pássaros e Costa utilizando os pássaros como inspiração faz uma verdadeiro trio de forró composta por Asa Branca na sanfona, Assum Preto no triângulo e na Zabumba, o Carão
São apenas duas faixas, mas uma coisa lhe digo, as vezes ouvimos 12, 15, 20 faixas de um CD e nenhuma agrada, neste trabalho bem que seria bom que tivéssemos mais 10 com as mesmas qualidades poéticas das composições e dos seus arranjos. Alias em seus trabalhos Costa sempre muito bem acompanhado com grandes músicos como Dominguinhos, Oswaldinho, Zé Calixto e agora Silvinho, que tive o prazer de conhecer, este jovem sanfoneiro melhor recomendação é quase que impossível, veja só, é primo de Oswaldinho, filho de Pedro Sertanejo pioneiro do forró em São Paulo e um dos 8 baixos mais respeitado no Brasil.
Parabéns Costa..
Escute e faças o seu comentário.
Antonio Costa – Tributo a Luiz Gonzaga
Produção Independente – 2007
01. Os Pássaros no Baião (Antonio Costa)
02. Vôo de Arribação (Antonio Costa)
Para baixar este CD. Clique aqui