Foto Karol Lessa (www.forroalagoano.com)
A Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, encerrou o mês de junho lançando a II Edição do Palco Móvel do Forró, projeto itinerante que leva aos bairros de Maceió Shows com Trios de Forró em mais uma parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC, presidida por Vinicius Palmeira.
Essa etapa, segundo José Lessa, Presidente da ASFORRAL, serão realizadas mais de 30 apresentações nos Bairros de Maceió, até 30 de Dezembro de 2019. Para José Lessa esta parceria com a Prefeitura de Maceió, deve se estender a iniciativa privada. Essa é agora a nossa meta, diz José Lessa, buscar novos parceiros no sentido de resgatar a importância do Forró como um movimento que é a essência da Cultura Nordestina, principalmente  neste momento em que lutamos para transformar o FORRÓ EM PATRIMÔNIO E IMATERIAL E CULTURA DO POVO BRASILEIRO.

Foto: Karol Lessa (www.forroalagoano.com)
Para José Lessa os artistas alagoanos foram pioneiros em gravações fonográficas dos principais gêneros que integram o Forró e suas matizes como o Baião, apresentado por Augusto Calheiros em 1928 no Teatro Nacional, o Rojão por Jararaca com a composição Catirina e em 1953 Gerson Filho (Gravadora Todamerica)  apresentou  “Quadrilha na Cidade” primeira obra do gênero e “Choveu em Minha Roça” forró composto em 1927 aos 12 anos de idade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima