Colaboração – José Lessa – para o acervo de www.forroalagoano.com – Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e texto: José Lessa.
Na postagem do Vol.1 de Baianinho da Sanfona afirmei que este era um dos pseudônimo utilizado por Gerson Filho o Rei dos 8 Baixos, que no dia 12 de maio se vivo estivesse estaria completando 88 anos, pois é, na data do seu aniversário iremos postar a primeira parte da entrevista concedida ao pesquisador pernambucano José Alves Batista e ouvir na própria voz do Mestre, essa e outras histórias e muitas novidades virão durante esses dias que precede seu aniversário.
Gerson Filho foi o pioneiro da sanfona de 8 Baixos e seu estilo era próprio e não possuía nenhum sanfoneiro que tivesse seu modo de executa este instrumento tão difícil de ser tocado.
Como tinha contrato de exclusividade a época com a Continental a alternativa foi de lançar alguns nomes para aproveitar a lacuna existente. Baianinho e Zé Piaba foi uma alternativa no mercado fonográfico. Quem conhece o jeito peculiar de executar sua sanfoninha que conquistou o Brasil não tem a menor dúvida que estes acordes e esta magia dos sons extraído de tal instrumento só poderia ser realmente do Rei, pois o mesmo era inigualável.
São 12 composições todos os arranjos mantém a mesma fidelidade e o tom brejeiro extraído desse instrumento tão rudimentar. “Bafo de Bode” é a primeira faixa, composição de Bezerra dos 8 baixos, outra fiaxa que merece destaque é a composição “Pisando em Brasa” assinada por G. Amorim e pelo Mestre Lindú, o grande lider do Trio Nordestino, aliás Mestre Lindú assina também “Arrasta o Pé Argolo”, homenagem ao nome de Gerson “Argolo” Filho, pois esta é a identidade do menino que nasceu na Fazenda Mundeis em Penedo-AL no dia 12 de maio de 1925.
Na próxima semana em homenagem ao seu aniversário, iniciaremos a seção Coletâneas que contem gravações de Gerson Filho, visto que muitas composições são inéditas. A primeira publicação será da coletânea “O Finíssimo do Pau de Sebo”, da Gravadora Continental.
Baianinho da Sanfona (Gerson Filho) – Forró sem Briga vol. 2
Copacabana – 1978
01. Bafo de Bode (Bezerra dos 8 baixos)
02. Quadrilha do Quincas (Paraíba dos 8 baixos)
03. Pisando na Brasa (G. Amorim – Lindú)
04. 8 Baixos Fogueteiro (Zé Mamede – Dunga)
05. Esquenta Mulher (Zé Mamede – Célio C. M.)
06. Arrasta o Pé Argolo (Lindú – Xavier)
07. Bagaço Grosso (Célio C. M. – G. Amorim)
08. Quadrilha da Copa (Lindú – Xavier)
09. Limpa o Beco (Pipa)
10. Tá Porreta (Pipa – Miriam Nascimento)
11. Arregaça (Miriam Nascimento – Célio C. M.)
12. Forró no Brega (Zé Mamede – Dunga)
Para baixar este disco. Clique aqui.
2 comentários em “Baianinho da Sanfona – Forró sem Briga vol. 2”
Quem primeiro pesquisou o caso o caso dos Sanfoneiros Fictícios que usaram pseudônimos em suas gravações foi o musicólogo Leo Rugero que escreveu um Livro e fez um Filme sobre a Sanfona de 8 Baixos. Ele conta todoa a trajetória de vários Sanfoneiros de 8 Baixos de todo o Brasil.
http://sanfonade8baixos.blogspot.com.br/
Caro Everaldo.
Estou precisando do número do seu fone. O que tinha infelizmente me levaram o fone e ele estava na agenda.