A Banda de Pifano de Caruaru, nasceu no Alto Sertão de Alagoas, na Cidade de Mata Grande ,e era conhecida a Zabumba do seu Manoel. Era integrada por seus Filhos: João Biano, Benedito Biano, Sebastião Biano e Martin Pescador, sobrinho. Em 1926 na cidade de Tacaratu em Pernambuco a Banda estava tocando na cidade e por coincidência também estava o famoso”Virgulino Ferreira da Silva o Lampião que mandou um emissário localizar e levar até a fazenda aonde estava e na oportunidade fizeram um apresentação para o bando.
Ganhadora de dois Grammy (Oscar da Musica latino americano) a Banda de Pifano de Caruaru já percorreu o Brasil e vários países, é a mais conhecida Banda de Pifanos do Mundo.
Quando de uma apresentação em Caruaru, ainda Zabumba do seu Manoel, recebeu um convite para se fixarem em Caruaru e o sucesso veio logo em seguida com a gravação do primeiro LP.
Com um repertório que vai desde os dobrões, Ciranda, Samba, Frevo e Forró, xote, xaxado e baião, entre outros. Da formação Original só Benedito Biano esta vivo com mais de 102 anos e ainda toca. Vale destacar a composição “Velho Pife” retrata um pouco da História desta Banda que até para Lampião tocou. Outro destaque é a composição “Maria Cangaceira” composta pelo genial Téo Azevedo que presta uma homenagem a Maria Bonita, mulher de grande valor e companheira inseparável do Rei do Cangaço.
Em Raízes do Pifano eles mostram toda a originalidade do grupo e a harmonia e a musicalidade de suas composições e dos valores culturais do povo nordestino.
Banda de Pífanos de Caruaru – Raízes dos Pífanos
Copacabana – 1982
- Cana Caiana (Alceu Valença)
- Terra Seca (Tiago Duarte – Gilberto Biano – João Biano)
- Olinda no Frevo (Sebastião Biano – Benedito Biano)
- Pife Velho (Plácido de Souza – Manoel Alves)
- Casa dos Festejos (Sebastião Biano – Benedito Biano)
- Rela Bucho (Sebastião Biano – Benedito Biano)
- Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin)
- Maria Cangaceira (Maria Bonita) (Téo Azevedo)
- Choro da Morena (Sebastião Biano – Benedito Biano)
- Pout-Pourri de Ciranda (João Biano)
- As Raízes dos Pífanos (Sebastião Biano – Benedito Biano)
- Rancheira (Sebastião Biano – Amaro Biano)
Para Baixar este LP. Clique aqui.