Colaboração: José Lessa – faz parte de seu acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e texto José Lessa.
A Banda de Pífanos de Caruaru que teve como fundador Manoel Biano, alagoano de Mata Grande, que vivia da agriculta, como era comum no sertão nordestino, certa feita partiram para uma visita ao lendário Padre Cicero, em Juazeiro, no Ceará, e sempre andando pelo interior do nordeste terminaram por conhecer Caruaru e ali a família fixou residência.
Sempre fiel as raízes nordestina a Banda de Pifano de Caruaru ainda hoje continua a dar prosseguimento a obra iniciada por Manoel Biano e com predominância de seus integrantes da família. Neste LP “Raízes dos Pífanos a banda grava 8 composições dos seus integrantes, além de composições de Alceu Valença, Rolando Boldrin. Téo Azevedo e Plácido de Souza.
Neste CD a Banda de Pifanos de Caruaru alterna as gravações com composições cantadas, a exemplo de “Cana Caiana” de Alceu Valença. Destaco ainda a faixa “Terra Seca” que trata da temática da seca e do sofrimento que ainda hoje ocorre no nordeste, são as raízes sofridas,na pele, pelos Bianos, que tiveram que dar adeus a sua terra natal, Mata Grande, no alto sertão alagoano, para vencerem e tiveram o apoio dos carauenses.
Vale ouvir a composição “Vida de Marvada” de Rolando Boldrin um clássico do genuíno sertanejo e com arranjos para Pífanos também cantada sobre a mais pura influência de um dos grupos mais fieis as raízes sertanejas.
Banda de Pífanos de Caruaru – Raízes dos Pífanos
Copacabana – 1982
01. Cana Caiana (Alceu Valença)
02. Terra Seca (Tiago Duarte – Gilberto Biano – João Biano)
03. Olinda no Frevo (Sebastião Biano – Benedito Biano)
04. Pife Velho (Plácido de Souza – Manoel Alves)
05. Casa dos Festejos (Sebastião Biano – Benedito Biano)
06. Rela Bucho (Sebastião Biano – Benedito Biano)
07. Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin)
08. Maria Cangaceira (Maria Bonita) (Téo Azevedo)
09. Choro da Morena (Sebastião Biano – Benedito Biano)
10. Pout-Pourri de Ciranda (João Biano)
11. As Raízes dos Pífanos (Sebastião Biano – Benedito Biano)
12. Rancheira (Sebastião Biano – Amaro Biano
Para baixar este disco. Clique aqui.