A Banda de Pifano Esquenta Muié de Marechal Deodoro, lançou apenas dois LP, este que é o Vol. 1, e anteriormente publicamos o Vol. 2. Estive, no período dos Festejos, juninos  em  Marechal Deodoro e para minha surpresa encontrei com José Cícero, líder deste grupo que é um patrimônio vivo da cultura alagoana e quando lhe perguntei qual a data que a Banda iria se apresentar durante os Festejos Juninos este genial músico, disse que não tinha sido contratado. Fique indignado, pois esta Banda, orgulho dos alagoanos, nem ao menos tinha sido convidada para a abertura, em uma das datas programadas para os festejos juninos promovidos pela municipal. Enquanto isso a Prefitura gastava milhões com bandas que nada tem a ver com as raízes nordestina.

Com um esforço sobrenatural José Cícero continua mantendo viva a obra iniciada por seu pai. A Banda de Pifano Esquenta Muié há muitos anos não gravou mais nenhum trabalho. Enquanto uma Banda que representa as nossas raízes culturais e que merece o respeito da Prefeitura Municipal, como fizeram os pernambucanos que adotaram a família Biano, natural de Mata Grande em Alagoas e hoje é Patrimônio dos pernambucanos e do Brasil, a famosa Banda de Pifanos de Caruaru.

É uma vergonha, ver artistas tão expressivos não terem espaço nos Festejos Juninos, na antiga Capital de Alagoas, que é uma das mais ricas do Estado. Numa atitude de afronta a cultura alagoana a Prefeitura gastou milhões com Bandas que não representa as Raízes Culturais Nordestinas enquanto o artista local ficou no ostracismo, como é o Caso da Banda de Pifano Esquenta Muié e do genial Nelson da Rebeca, além de dezenas de forrozeiros locais, os nossos recursos são transferidos para outros Estados.

Este LP que ora postamos contém 12 composições, todas de autoria de José Cícero, onde impera ritmos nordestinos como Dobrado, Marcha e Forró. Todas as composições são de excelente qualidade e todas merecem ser ouvidas. Escutem com atenção e se gostarem peço aos amigos que façam um comentário.

Pela valorização de cultura nordestina,

Pela valorização dos artista.

Banda de Pife Esquenta Muie de Marechal Deodoro
Chantecler – 1977

01. Recordar e Viver – Dobrado
02. Casa Velha  –  Marcha Sertaneja
03. Asa Branca Primeira – Marcha
04. Porca ao Churrasco – Marcha
05. A Porca na Batateira – Marcha
06. Mini  Copa  –  Marcha
07. Terra Alagoana – Forró
08. No Rancho de Pai João – Forró
09. Não me Aperte Tanto Assim – Forró
10. Petróleo Brasileiro – Forró
11. Forró ao Beijamento – Forró
12. Forró de Batatinha – Forró
Autor: JOSÉ CÍCERO DA SILVA – “CÍCERO DO PIFE”

Para baixar este disco. Clique aqui

Colaboração: José Lessa – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e texto José Lessa.

2 comentários em “Banda de Pife Esquenta Muie de Marechal Deodoro”

  1. A histórica cidade de Marechal Deodoro, primeira capital do Estado, tem o privilégio de ter entre seus filhos José Cícero e Nelson da Rebeca, dois ilustres artistas brasileiros, e para nosso orgulho alagoanos. Contudo, alguns, gestores públicos, para não dizer, em nosso caso, quase todos, por falta de sencibilidade, amor a terra, descompromisso com a cultura local, para não citar outras faltas ainda de maior gravidade, são de opinião que os eleitores, como alguns deles até confessam, não gostam da música feita pelo artista da terra e para não contrariar os eleitores são obriogados a contratarem as “Bandas ” que estão na mídia nacional, e cobram peso de ouro, enquanto nossos talentos, patrimônio de nossa cultura, como “A Banda de Pífano Esquenta Muié”, fica condenada a morte e com ela nossa históra, nossas raízes culturais. Tomara que a atitude do Prefeito de Maceió, sirva de exemplo para seus colegas. Eu, e todo mundo gosta do que é bom, porém é preciso conhecer o que é bom para poder saber apreciar. Se nossos talentos ficarem escondidos, como saber se serão ou não apreciados pelo público, ou melhor “eleitores”. É lamentável a postura do Prefeito Cristiano Matheus para com esses dois senhores, o artista precisa das luzes do palco para viver, uma mesada qualquer outro tipo de ajuda não resolve , tem que se mostrar esses talentos a juventude, as novas gerações. Ainda é tempo de rever o erro, tomara que isto aconteça logo.

  2. o que voce comentou jose lessa e uma grande verdade pena quer esse gestores nao so municipal com estadual. que nao estao nenhum pouco preocupado. posso dizer quer e uma pena. banda de pifano ja ta escaze e como esse ai e coisa rara isso e um patrimonio de todos alagoanos pena do jeito que esta caminhando meus neto nao vai canhecer e nem saber o que e uma banda de pifanoeu lembro quando garoto na cidade de rio largo tinha um cidadao quer tinha badinha esqueta muie era uma festa eles passava. bons tempos ninguen vivera um futoro sem um passado cultura e isso e uma pena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima