Em primeiro lugar quero pedir minhas sinceras desculpas a companheira Sheyla, por não ter feito a publicação deste texto  que infelizmente  não foi obervado, e só com a segunda mensagem é que encontrei e estamos reparando nosso lapso. Nosso objetivo é resgatar o passado e fazer justiça, em vida, aos artistas que continuam produzindo no presentes, para que no futuro tenhamos uma memória, e que possamos olhar para trás e nos orgulhamos com a imortalização destes homens e mulheres que têm construido a história d0 forró pé de serra.

Antes mesmo de ter visto seu artigo sobre este fenomenal Alagoano Benicio Guimarães, informamos que  no dia 16 do corrente,   fizemos a primeira postagem do CD Benício Guimaraes e com certeza, não tenha dúvida, que jamais esqueceremos qualquer artista alagoano, por simples que seja, imagine se esqueceriamos um artista do porte de Bénicio. Agradecemos não só o artigo, mas também a cobrança, desta feita, estamos  lhe convidando a colaborar com o site: www.forroalagoano.com, nos enviando sempre sua opinião, que é muito importante para nós. José Lessa Gama

 BENÍCIO GUIMARÃES E O FORRÓ ALAGOANO. 

por Sheyla Cruz do Valle,
terça, 1 de março de 2011

Não se pode de forma alguma falar de Forró Alagoano, o genuíno Pé-de-Serra, sem mencionar,um de seus maiores representantes, senão o maior deles, ainda vivo e morando em Alagoas, compondo ativamente e fazendo muitos shows, em todo o Circuito e na Região Sudeste, onde êle é muito admirado e solicitado para as melhores casas do gênero.

Refíro-me à BENÍCIO GUIMARÃES, a quem eu quero, embora de forma muito modesta, mas com muito respeito e sobretudo muito carinho, prestar “Homenagem em Vida”, através deste comentário.

O Forró Alagoano e o povo de Alagoas, estão muito bem representados por esse Homem de Múltiplas Facetas, que é BENÍCIO GUIMARÃES.

Ele, não compõe apenas Forró, “E TAMBÉM”, não só compõe.

Ele tem lindos Vanerões gravados; canta, toca, e com 62 anos completos em 08 de dezembro/2010, continua aquele homem, que vivendo até hoje no interior de Alagoas; no Alto da Serra (POÇO DAS TRINCHEIRAS ); planta, colhe, e cuida da terra e de seus animais com suas próprias mãos e com seu coração, que são de poeta, cantor e sanfoneiro.

Benício é um homem da Terra, que fica incompreendidamente incomodado quando está por São Paulo, longe de sua casa, e do solo alagoano.

Cantor e *compositor já consagrado desde os tempos de JACSON DO PANDEIRO, por quem teve suas músicas gravadas; Benício hoje também agrada muito os jovens forrozeiros, os universsitários, e os conhecedores do FORRÓ PÉ DE SERRA.

Por inúmeras vezes,(sempre que ele está aqui em São Paulo); pude presenciar em stúdio; seus colegas cantores, artistas do Gênero, gravando suas composições e já lhe pedindo outras, para gravações futuras; o que o consagra tanto entre os intérpretes famosos,(os veteranos do forró); como entre os jovens em começo de carreira, que também gravam Benício ; como junto ao público do Tradicional Forró , em suas diversas faixa etárias, que admirando seu trabalho, comparecem e prestigiam suas apresentções.

O número dessas gravações só não é maior porque êle é Intérprete de suas proprias Músicas, o que o faz; acompanhando-se êle mesmo em sua Sanfona e tendo habitualmente, seus filhos Zé Neto,(na Zabumba e vocal) e Valmir, (no Triângulo e vocal) ; constituindo o “Trio”; a mais Autêntica e Tradicional formação do Forró-Pé-de-Serra.

BENÍCIO GUIMARÃES, é mesmo um Cabra do Mato, iletrado, sem qualquer formação ; o Genuíno Poeta, cantor e músico, que nenhuma escola formou; mas que se derrama por inteiro em suas composições originalíssimas, de caráter próprio, com belas, ricas melodias e letras interessantes e por vezes inusitadas ; pra cantar, a natureza, os costumes, os animais, o povo, Deus, o sertão, a terra, sua gente.

Benício gravou e foi gravado várias vezes, em Vinil e em CD, mas compositor de mão cheia que é (LETRA E MÚSICA), continua produzindo lindamente, de forma que faz com que ele possua; inúmeras composições ainda inéditas.

OS MEUS CUMPRIMENTOS E O MEU CARINHO AO CANTOR E COMPOSITOR, BENÍCIO GUIMARÃES, POR QUEM TENHO GRANDE ESTIMA E ADMIRAÇÃO; PELO QUE ELE É; E PELO MUITO QUE REPRESENTA PARA A CULTURA E PARA O AUTÊNTICO FORRÓ. POR SUA LUTA E GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA QUE ESSE MARAVILHOSO GÊNERO MUSICAL; NÃO SUCUMBA, A MARGEM DA MÍDIA E DO CONHECIMENTO DO PRÓPRIO POVO BRASILEIRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima