Colaboração de Dr.º Eraldo Cavalcante  médico e compositor – faz parte de sua coleção particular. Conversão mp3 O VINIL. Texto: Rosiane Pedrosa

Filho das Alagoas, mais especificamente da cidade de Palmeira dos Índios, Carlos Moura interessou-se por música  desde cedo e ainda na adolescência já tocava violão e cantava nas rodas de amigos. Iniciando sua carreira artística no início da década de 70, com o Grupo “Os Bárbaros”, tempos depois passou a compor e cantar suas próprias composições e vislumbrando profissionalizar-se como músico no final da década de 1970 resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira solo, gravando seu  primeiro LP, “Reviravolta”, em 1980, contudo foi com seu segundo trabalho “,Rosa do Sol”, através do sucesso  alcançado pela música  “Minha Sereia”, uma louvação à Maceió, de sua autoria, que Carlos Moura conseguiu destacar-se nacionalmente.

“Quebrando o Coco” , que o forroalagoano.com traz hoje pra você, ouvir e curtir, é um CD que inclui dois de seus maiores sucessos “Rosa do Sol e Minha Sereia “, no qual Carlos Moura, mais uma vez, nos presenteia com suas poesias harmonicamente transformadas em xote, baião, coco e forró.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2010/12/07.-Minha-Sereia.mp3|titles=07. Minha Sereia]

Sempre bem acompanhado por parceiros igualmente valiosos  Carlos Moura nos emociona com a poesia que homenageia a  cidade de “Penedo”, composição de Zuza e Eraldo Cavalcante, ao cantar, quase recitando:

“Estrela matutina,
és nordestina
és um bem querer
linda menina
quando te vejo
perco o medo de envelhecer.”

Ou quando, na música título desse CD, “Quebrando o Coco”, de sua autoria em pareceria com o poeta popular Zé da Feira, em forma de cantoria, conta a origem do coco de roda ao esclarecer que:

“E no salão se ouve o pisoteado
Do coco sendo marcado
Com a moçada a gritar!
Olha o batuque do coco Mané
Quebra esse coco na sola do pé”

Carlos Moura, poeta e cantor, violonista e compositor, artista alagoano cujo trabalho precisa e deve ser melhor conhecido e reconhecido, não apenas por nos, seus conterrâneos, mas pelo país, esse pais de tantos talentos, e entre esses tantos, devemos ter orgulho de nomes como o dele, compondo a lista dos bons, dos melhores. Não falo por fanatismo, por excesso de alagoanismo, falo porque entendo como justo aplaudir os talentos da terra, e são muitos, Carlos Moura é um deles, mas temos muito mais e o site forroalagoano,com tem a proposta de divulgar o que há de bom no forro alagoano bem como a contribuição de nossos artistas para o engrandecimento desse gênero musical.

Quebrando o Coco, traz outras música tão importantes quanto as acima citadas, a exemplo de Coco com “C” de Carlos Moura  e Marcondes Costa,; Forrofiiá de Tião Marcolino e seu filho  Dougals Marcolino, dois grandes músicos alagoanos, Baião Aceso, de Geo de Almeida, Paulão e Geraldo Cardoso, bem como todas as outras faixas, sem exceção,  é  um deleite só.

Esse CD é um presente de Natal, do forroalagoano.com, pra você, que sabe curtir o que é bom, aproveitar pra ser feliz  e ter um bom Natal.

Carlos Moura  – Quebrando o Coco
Batuta

01. Quebrando o Coco
02. Rosa de Sol
03. Festejos e Desejos
04. Forrofiá
05. Baião Aceso
06. Água de Cheiro
07. Minha Sereia
08. Penedo
09. Sabe Menina
10. Chegou São João
11. Baião do Coração
12. Coco com _C_

Para baixar esse disco, Clique aqui.

5 comentários em “Carlos Moura – Quebrando o Coco”

  1. Foi uma experiência muito legal, sair das páginas dos folhetos de cordel para as cordas dos violões do Carlos Moura, Geraldo Cardoso e Gláucio Barbosa.
    Parabéns ao amigo Lessa pelo carinho tão caprichado ao Forroalagoano.

    Um grande abraço

    Zé da Feira

    1. Gostaria em ter o amigo como colaborador escrevendo sempre o comentário sobre nossos artistas ou especialmente da influência dos nossos folguedos na consolidação dos gêneros musicais do que chamamos de pé de serra ou como já dizia Gerson Filho (Msica Popular |Nordestina) ou Eliezer Setton (Musica Popular Brasileira e Nordestina).

    1. CAro Carlinhos.
      Uma notícia como esta ao acordar não poderia ser melhor para os amantes da música nordestina, espero que me mande o telefone pois preciso entrar em contato urgente, para se fazer uma entrevista e falar da Assoaciação do Forrozeiros de Alagoas em formação. Meu te. 3221-4346

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima