Colaboração: José Lessa – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 e texto José Lessa.
Quando de minha estada em Aracaju, encontrei esta preciosidade na Loja de Disco do Sr. Querino, penedense que reside nesta bela cidade e que me falou de suas recordações do Rei dos 8 Baixos, quando ainda morava em Penedo e sua avó frequentava os forros no interior do município, e Gerson ainda não era conhecido nacionalmente. Naquela época era conhecido como Ger-son, passaram-se os anos e muitos tempos depois, ficou surpreso ao ver que aquele jovem que viu tocar muitas vezes no povoado Cerquinha da Laranja, (vizinho a Fazenda Mundeis) Marituba do Peixe, Penedinho e na feira, passou a ser conhecido como Gerson Filho, motivo de orgulho do povo ribeirinho.
Segundo seu Quirino, quando já morava em Aracaju e era proprietário de uma loja de disco, o representante da Continental lhe apresentou o cataloga das publicações e este CD era um dos carros chefes de venda, como se dizia no popular, e vendeu que nem banana, o que era um motivo de orgulho ver um conterrâneo fazendo tanto sucesso.
Das 14 composições escolhidas apenas a faixa “Forró do Zé Piaba” é de autoria do saudoso Dominguinhos, amigos de velha data. Em suas viagens a Aracaju Dominguinhos e Anastácia eram seus hospedes do casal Gerson Filho e Clemilda, assim como, Gerson e Clemilda, também se hospedavam na residência de Dominguinhos e Anastácia , quando passavam por São Paulo.
Na Composição “Empurra o Bronze” você terá o prazer de ouvir a voz do Rei e sempre que a escuto lembro do no nosso colaborador Genivaldo do Caldo de Cana, pois essa música é uma de suas favoritas. Na maioria das composições quem dá aqueles gritinhos é o grande Zé Nilton, que por sinal, participa, em mais de uma dezena de músicas.
Viva o Centenário de Gerson Filho.
CD – Forro com Briga – 1994
Continental – 1994
01. Bate quente (Gerson Filho)
02. Forró alegre (Gerson Filho – Clemilda)
03. Alegria no sertão (Gerson Filho – Clemílda)
04. Forró na uberlândia (Gerson Filho – Clemilda)
05. De jacobina à juazeiro (Gerson Filho – Clemilda)
06. Macaco é o tio antónio (Gerson Filho)
07. Devagar com o andor (Gerson-Fiho – Salvador Miceíli)
08. 8 Baixos brasileiros (Gerson Filho)
09. Eu toco assim (Gerson Filho)
10. Eu sou mais eu (Gerson Filho)
11. Festa junina (Gerson Filho)
12. Ah! Maré (Gerson Filho)
13. Forro do zé piaba (Dominguínhos)
14. Empurra o bronze (Gerson Filho)
Par baixar este disco, Clique aqui.
3 comentários em “CD – Gerson Forro com Briga”
Olá José Lessa, é a primeira vez que mando esse recado. É com prazer e alegria que consigo rever os trabalhos de meus dois ídolos da música nordestina; Gerson Filho e Clemilda. Desde 1973, quando minha mãe adquiriu pela primeira vez o Lp Isso é que é Bom/RCA nos tornamos fãs destes dois artistas. Pena que ambos não estejam mais entre nós, mas, a comemoração do centenário de Gerson Filho, é o marco para reencontrar nosso povo e nossas raízes nordestinas. Eu toda a minha família so-mos naturais do agreste de Pernambuco, e lamentamos porque Gerson Filho não é mais tocado e nem lembrado no nosso es-tado. Mas, mesmo vivendo em São Paulo, guardamos a saudade de nossas festas e costumes, quando tocamos músicas de “Ger-son Filho e Clemilda” e de Gonzagão. Continuem esse trabalho e não deixem nossa cultura morrer.
Caro Hermes, muito obrigado por acessar o forró alagoano e uma coisa posso lhe assegurar, não abrirei um centímetro na defesa das raízes nordestinas, em especial no nosso forró. Só lhe peço uma coisa ao amigo, ajude a divulgar nosso site.
Boa noite, José Lessa. Quero lhe dar, primeiramente, os parabéns por este site, que reúne relíquias e informações valiosas de grandes músicos que tivemos nesse Nordeste, especificamente em Alagoas. Sou um grande Gerson Filho, um dos maiores tocadores de Oito Baixos que o Brasil já teve. E neste site encontrei diversos discos que não tinha na minha coleção. Agradeço-lhe muito por nos ter disponibilizado essas raridades. Gostaria de saber se existe algo escrito sobre Gerson Filho ou Clemilda? Se tiver, por favor, mande-me informações para eu poder adquirir. Mande para o meu e-mail: [email protected]. Agradeço desde já e continue assim, preservando o que é nosso, o que é da nossa cultura.
Fernando José
Serra Branca-Paraíba