Segundo José Lessa, Gerson Filho não nasceu em 1925, conforme entrevista prestada ao pesquisador pernambucano José Batista em 1989 e publicada por www.forroalagoano.com em . Na realidade o Rei dos 8 Baixos, cometeu um equivoco e que estamos reparando. Na realidade Gerson Argolo Filho, nasceu realmente em 12 de maio de 1915 em Penedo, na fazenda Mundeis e portanto vai completar este ano 100 anos, o que exige multiplicamos os esforços para que esta data não
passe em branco.
Este ano será mais um desafio para os que fazem www. forroalagoano.com que tem Gerson Filho e Clemilda como seus inspiradores. As ações para comemoração do Centenário de Gerson Filho já estão em andamento e nomes comprometidos com o forró já estão articulando ações e para tanto nomes como José Lessa, Afrísio, Claudevan Melo, Antonio Costa, Antônio Neto Aboiador, Sandoval, Rosiane Pedrosa já estão tomando as primeiras providências para articular as ações.
Maceió Homenageia Gerson Filho
A primeira ação já foi efetiva. Em reunião realizada ontem com Presidente da Fundação Cultural Cidade de Maceió, o Presidente Vinicius Palmeira e sua equipe abraçou a ideias de se prestar a homenagem a Gerson Filho e o tema do São João de Maceió ficou definido homenagear Maceió por seus 200 anos de Maceió, 100 anos de Gerson Filho e 50 anos de vida artística de Clemilda e você forroziero tem o compromisso de participar do maior festejo junino do nordeste.
As ações em torno do Centenário de Gerson Filho já esta com atividades marcadas para Arapiraca que ira realizar um encontro com os forrozeiros do Agreste, coordenada por Afrísio Acácio, no Projeto Cultura na Praça. Em Poço Redondo, em Sergipe, Antonio Neto Aboiador já esta definindo as ações. Gerson Filho homenageou Poço Redondo com o “Forró em Poço Redondo”. Poço Redondo é um marco da História do Cangaço, onde Lampião seu bando, foi assassinado.
Clemilda e Gerson duas figuras que horam os alagoanos, sergipanos e o povo brasileiro.
Antonio Costa, que recentemente gravou uma homenagem com a música Gerson Filho não Morreu” propôs a instalação de uma estatua do Rei dos 8 Baixos em uma praça de Penedo e um encontro no Teatro 7 de Setembro, e para tanto já está em andamento as negociações com o Prefeito e a Câmara Municipal.
Penedense e amigo de Gerson Filho
Sergipano de Poço Redondo – homenagem a Clemilda
Esta data não pode passar em branco, pois Gerson Filho, foi o percursor em gravações fonográficas da santona de 8 Baixos, pioneiro da gravação da “Quadrilha” e do “Forró” e de levar o folclore alagoano em toda sua pureza.
Portanto, você forrozeiro, vamos a luta para realizarmos que possibilite o resgate a a importância de Alagoano que como ninguém soube transmitir o sentimento e as raízes dos nordestino e do povo brasileiro e seus forrós, baiões, xotes, choro, samba, merengue, frevo, marchas, maxixe e outros gêmeros, sempre como a mesma fidelidade e a valorização de sua sanfoninha como ele própria dizia que o fez ser conhecido em todo brasil e além fronteiras.
Viva Gerson Filho
100 anos de vida e História em defesa da Musica Popular Nordestina
Solicitamos aos admiradores de Gerson que se comuniquem através do E.mail: [email protected] ou através de www.forroalagoano para maiores informações ou quem tenha fotos, reportagens.
1 comentário em “CENTENÁRIO DE GERSON FILHO”
Eu pessoalmente estou achando ótimo, essa grande ideia de se fazer o São João de Maceió 2015, homenageando um artista do nível de Gerson Filho.A grande mídia do Sudeste não dá a mínima pra cultura Nordestina,e também aqui na região são poucos os que abraçam a luta para preservar o nosso legado musical.Agora ventos favoráveis estão soprando,graças a luta titânica desse Guerreiro de nome José Lessa. É com imensa satisfação que faço este comentário desejando sinceramente que tudo dê certo, e que possamos resgatar principalmente para os mais jovens,a extrema riqueza musical do Estado das Alagoas.Eu quero aqui também lembrar o nome de outro idealista,um verdadeiro Gigante em defesa do nosso querido forró,meu grande amigo (AFRISIO ACÁCIO ) que direto da maravilhosa cidade de Arapiraca,vem lutando bravamente para divulgar e preservar a nossa cultura.Meu amigo Zé Lessa, meu amigo Afrisio Acácio,e todos os amigos que fazem o verdadeiro forró,fica aqui o meu abraço evamos forrofiar !!! Chico Santos…..