Colaboração de Eraldo Cavalcante – faz parte da coleção pessoal. Conversão para mp3 e Texto: José Lessa

Quando este CD foi lançado com o título de Clemilda & Gerson Filho,  já fazia 10 anos do falecimento do Rei dos 8 Baixos.  Nesta CD vamos encontrar grandes sucessos de ambos, ou melhor ainda, em todas as faixas temos a oportunidade de ouvir o famoso 8 Baixos do Rei  e composições que ficaram imortalizadas através dos arranjos de Gerson e na voz de sua amada Clemilda. Ao todo, ou melhor, metade foram composta pelo Rei e a outra metade por compositores como Ataide Pereira, Ary Rangel e João Barrone que desde a Todamerica sempre estiveram juntos, além de Tototó do Rojão, Joci Batista, Zé Catraca, Nelson Macedo e Severino Ramos entre outros.

Sendo uma coletânea é muito difícil de apontar qual é a melhor uma vez que  trantando-se de dois artista do porte de Gerson e Clemilda é muito  díficil  selecionar 14 composições, pois se fosse para se fazer 10 CD cada qual com 14 músicas com certeza ainda iria ficar outras tantas que seria reclamadas por não estar figurando no trabalho.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2011/02/11.-Terra-Vemelha.mp3|titles=11. Terra Vemelha]

Estes é um daqueles repertório feito principalmente para que gosta de ouvir e dançar, são composições  onde impera gêneros musicais como forró, baião, arrasta-pé e coco,  ritmos mais frenéticos e que transmitem uma sexualidade mais acentuada em seus movimentos sem deixar de retratar as belezas e o drama do sertanejo como em “Terra Vemelha” composição de Gerson e imortalizada na voz da nossa Rainha Clemilda ou em ” Forró em Poço Rendondo” e “Forró da Pioneira” ambas também compostas por Gerson.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2011/02/09.-Forró-da-Pioneira1.mp3|titles=09. Forró da Pioneira]

Quando estive pela última vez com Clemilda ela me disse: “Gerson foi a coisas mais importante da minha vida, pois sem ele o que seria éra apenas uma simples garçonte, como muitas nordestina que vieram para o Rio de Janeiro aventurar-se para ter uma vida digna, ele foi tudo” ,  finalizando eu digo o que seria da Música Popular Brasileira e Nordestina o denominado pé de serra se a vida não tivesse juntado Gerson Filho e Clemilda também na musica.

Viva Gerson Filho.
Viva Clemilda.

Clemilda & Gerson Filho – 2000
BMG

01. O Forró é Meu (Nelson Macedo – Ely Turquine)
02. Quero arrasta-pé (Zé Catraca – João Barone)
03. Forró em Poço Redondondo (Gerson Filho)
04. Pagode Alagoano ( Guriatã de Coqueiro – Joci Batista)
05. Forró do Mestre (Gerson Filho)
06. Recado a Propriá ( Gerson Filho – Domingos Vassoural)
07. Retalhos do Nordeste (Ataíde Pereira – Ari Rangel)
08. Coco no Tabuleiro (Tororó do Rojão – Gerson Filho)
09. Forró da Pioneira (Gerson Filho)
10. Mané Fulô  (Juca de Castro – Nelson Macedo)
11. Terra Vemelha (Gerson Filho)
12. Coco Xeem (Severino Ramos – Jaci Santos)
13. Machucadinho (Gerson Filho)
14. Leva eu Benzinho ( Messias – Valter Silva)

Para abrir este CD. Clique aqui

5 comentários em “Clemilda & Gerson Filho”

    1. Caro Léo

      Gerson Argolo Filho, nasceu é no dia 12 de maio de 1925 na Fazenda Mundeis, no Municipio de Penedo. Seu Pai Chamava-se Henrique Argolo Filho que nasceu no municipio de Coruripe, que também foi onde nasci. Sua Mãe se chamava Maria Etelvina da Conceição e tinha três irmãos. Quando ao falecimento estou indo a Aracaju e lhe confirmarei da data. Ele faleceu em 1990, tão logo obtenha lhe informarei.
      Estamos preparando uma grande festa para o nosso I aniversário e 86 de Gerson. Desta data iremos realizar o I Forum Alagoano do Forró e a 1º noite do Forro Alagoano.

  1. Oi José Lessa,

    obrigado pelas valiosas informações. Afinal, Gerson Filho é um pioneiro da historia fonografica da sanfona de oito baixos, além de sanfoneiro de estilo inconfundível. Que maravilha saber da festa e do Forum, gostaria imensamente de poder participar deste evento. Parabéns pelas realizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima