Clemilda Ferreira da Silva tem um papel fundamenta no resgate da cultura alagoano, seja cantando o Coco, Fandango, Guerreiro, Pastoril, Vaquejada ou Bendito o que o coloca com a mais legitima representante da cultura nordestina.
Neste mês de agosto, dedicado ao Folclore, festejado no próximo dia 22, Esse LP é bem apropriado, pois Clemilda demonstra seu compromisso com o folclore alagoano cantando composições de dois grandes Mestre de Guerreiro, José Renato que assina com o pernambucano Manezinho Araújo a composição “Beata Mocinha”, um Hino do Romeiros. Zé Renato nasceu em Fernão Velho em Maceió e foi Mestre de Guerreiro.
Outra composição que merece todo destaque é “Guerreiro Alagoano” do Penedense Antonio Trajano que também era Mestre de Guerreiro em Penedo e depois transferiu-se para São Paulo, tendo muitas composições gravadas por diversos forrozeiros.
Clemilda canta ainda de Juvenal Lopes “Meu Guerreiro” e um daqueles forró inesquecível cantado pela Rainha trata-se do “Fole do Rafael” e “Esporte de Vaqueiro” composta pelos mestres das Vaquejadas Vavá Machado e Marcolino
Este LP nos foi enviado pelo Médico e compositor Eraldo Cavalcante.
Viva Clemilda.
Clemilda – Guerreiro Alagoano
Musicolor – 1978 – 1.04-405-225
- Guerreiro Alagoano (Antonio Trajano)
- Beata Mocinha (Manezinho Araújo – José Renato)
- Vadiando no Salão (Anastácia – Dominguinhos)
- O Fole do Rafael (Clemilda)
- Vovó Cambina (Clemilda)
- Esporte De Vaqueiro (Palmeirinha da Baia – Clemilda)
- Pé do Cajueiro (Anastácia – Dominguinhos)
- Recordação de Vaqueiro (Vavá Machado – Marcolino)
- Festa de Fazendeiro (Palmeirinha da Baia – Clemílda)
- Quadrão e Vaquejada (Jacinto Silva)
- Meu Guerreiro (Juvenal Lopes)
- O Injustiçado (Jacinto Silva)
Para baixar este LP. Clique aqui.