Identidade Gerson 3
Quando do sepultamento de Clemilda, o amigo Antonio Neto, de Poço Redondo-SE ,me ligou do Cemitério São João Batista para me informar que na lápide do túmulo de Gerson Filho a data de nascimento  estava divergente da entrevista prestada ao pesquisador pernambucano José Batista em 1989, na qual o Rei dos 8 Baixos afirmava ter nascido em Penedo-AL, na Fazenda Mundeis no dia 12 de maio de 1925, na realidade ele nasceu em 12/05/1915 e faleceu em 16/11/1991, Filho de Henrique Argolo Filho e Maria Etelvina da Conceição. Para que  não restasse qualquer dúvida fui a Aracaju e fiz uma visita ao amigo Robertinho dos 8 Baixos (filho de Clemilda e Gerson) e sua esposa Telma que nos forneceu uma farta documentação que iremos publicar no decorrer das comemorações do centenário deste genial artista alagoano.

Identidade - Verso

Verso da Identidade

Gerson Filho - Pis

Cadastro do PIS – Caixa Econômica Federal

Portanto, agora não resta a menor dúvida e só nos resta uma tarefa que é reunir o maior número possível de documentos sobre a vida desta figura que foi o responsável por apresentar ao Brasil dois dos maiores gêneros musicais. Em 1953 em sua primeira gravação fonográfica apresentou a “Quadrilha” pela gravadora Todamerica e no mesmo ano e pela mesma gravadora apresentou o Forró como gênero musical com a composição “Choveu em Minha Roça” em 78 RPM.

DSC01111

José Lessa  no Cemitério São João Batista – Aracaju-SE – Foto Karol

Outra contribuição do Rei dos 8 Baixos foi ser o pioneiro em gravação fonográfica em Sanfona de 8 Baixos, além de diversos ritmos e da música folclórica alagoana. A primeira homenagem já está definida com a definição do tema dos festejos juninos em Maceió em que a Secretaria de Cultura definiu como tema ” 200 anos de Maceió, 100 anos de Gerson Filho e 50 de carreira artista de Clemilda.” Nossos parabéns ao Presidente da Fundação Cultural Cidade de Maceió Vinícios Palmeira e sua equipe.

Gerson Filho - Lapide

Neste tumulo foi sepultado, Gerson Filho, Clemilda e sua mãe Maria Ferreira da Silva

Durante o transcorrer do ano, várias serão as atividades e já está agendada atividades para Penedo, Maceió, Poço Redondo, Salvador. O nosso objetivo no transcorrer do ano é disponibilizarmos toda a obra deste artista que também usou outros pseudônimo como Baianinho da Sanfona, Zé Piaba, Penedo e realizou também gravações com Betinho e seu regional, além de ter gravado com grandes artistas como Luiz Vieira (as introduções de Retalhos do Nordeste), Volta Seca (músicas do Cangaço) e com a Elizete Cardoso.

Antonio Neto

Cantor e compositor, amigo de Clemilda e Gerson Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima