CULTURA NA PRAÇA
Por Pedro Jorge de Melo*
Todas as segundas-feiras, das oito ao meio dia, é realizado o projeto “Cultura na Praça”, no palco localizado na Praça Luiz Pereira Lima (antiga “praça da prefeitura”). Idealizado e apresentado por Afrísio Acácio do Acordeon este tradicional evento artístico-cultural conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Arapiraca/AL e tem como finalidade dar voz e vez aos artistas de nossa região: poetas declamadores e cordelistas; poetas-vaqueiros e trovadores; cantadores de coco de pandeiro; violeiros-repentistas; sanfoneiros e cantores; orquestra sanfônica, bandas de pífanos e grupos folclóricos.
Com um público fiel – verdadeiros apreciadores do legítimo forró pé de serra -, este projeto presenteia a todos com as participações de diversos artistas consagrados de nossa cidade e de outras localidades: Afrísio Acácio, Bastinho da Sanfona, Basto Peroba, Zé do Rojão (in memoriam), Messias Lima, Zé Paulo, Ditinha da Sanfona, Maxsuel do Acordeon, Nelson Rosa, Moisés do Forró, Noel Calixto, Zé Moreira, Ednaldo do Acordeon, Claudemir, Milson do Acordeon, Alcina Barbosa, Curió e Verde Linho, Severo do Acordeon; os populares-românticos: André Ribeiro, Cheiroso de Alagoas, Mário Maia e Laércio Moreno; entre outros.
Sobre Afrísio Acácio
O “poeta-vaqueiro”, Afrísio Acácio, nasceu em Campo Grande/AL no dia 12 de agosto de 1949. Atualmente reside em Arapiraca/AL e vem dando uma grande contribuição para a cultura regional – dirigindo o CTNA (Centro de Tradições Nordestinas de Arapiraca) e comandando o Projeto Cultura na Praça. Acácio do Acordeon é poeta, vaqueiro, radialista, compositor, sanfoneiro e cantor, além de um grande divulgador da cultura nordestina e defensor do genuíno forró pé de serra – proporcionando a todos nós a oportunidade de ter um contato com as nossas raízes culturais.
Os primeiros contatos do “Mestre Afrísio Acácio” com a música foi escutando os programas de Josa, “O Vaqueiro do Sertão”. Desde criança sonhava em ser músico, mas o seu pai não queria que ele se tornasse um artista. Seus mestres foram: Zé Maraba e Sabino da Sanfona, e as suas principais influências musicais foram: Luiz Gonzaga (1912-1989); Josa, “O vaqueiro do Sertão”; Jacinto Silva; Trio Nordestino; Marinês (1935-2007) e Sua Gente e Zé Nilton. Ele foi vereador em Campo Grande por duas legislaturas.
* Pedro Jorge de Melo é funcionário público municipal de Arapiraca, e um dos administradores do blog arapiracalegal. Contato: [email protected]. Matéria reproduzida da Revista “O Mensgeiro” de nº 90