O Projeto Cultura na Praça comandado brilhantemente por Afrísio Acácio encerrou suas atividades em 2014, como uma verdadeira festa popular. Estiveram presentes milhares de amantes do forró, bem como grandes nomes do forró pé de serra, como Messias Lima, Zé Paulo, Derinho Santos, Marcos Lima e José Lessa, entre outros.
Com início pontualmente as 8 hosras da manhã e devido ao grande número de artistas participantes o encerramento ocoreu as 14:30hs, com muita animação. O povo em nenhum momento arredou os pés da Praça. Foi realmente emocionante, e eu, como não aguentei tamanha animação, dancei com minha parceira antes mesmo de completar os 6 mês da amputação de minha perna, tal a euforia que reinou nesta confraternização dos forrozeiros do agreste alagoano.
O ano de 2015 será marcado pelo !00 anos de Gerson Filho, artista alagoano, nascido em Penedo em 20 de maio de 1915, percurso em gravação fonográfica da sanfona de 8 baixos no Brasil, além de ter sido o primeiro a gravar os gêneros musicais Quadrilha e Forró.
Aproveitando a ocasião José Lessa lançou o desafio e Afrisio acácio e os demais forrozeiros presentes que aceitaram de imediato, que na reabertura em 2015 do Projeto cultura na Praça será realizada, no município de Arapiraca, a primeira homenagem do centenário de Gerson filho, o Rei dos 8 Baixos.
Segundo Afrísio Acácio, o Projeto Cultura na Praça a cada dia se solidifica, pois, além de assistir gratuitamente músicos maravilhosos, o cidadão pode comprar, sanfona, instrumentos musicais, CDs e DVDs, literatura de cordel dos artistas que se apresentam ou adquirir artesanato produzido pelas esposas e filhos do forrozeiros, possibilitando a divulgação da verdadeira cultura nordestina e a integração da família forrozeira.
Severo e Moises
José Lessa e Severo da Mata Verde
Afrisio Acácio
uuu
jjjj
kk
hhh
kkk
1 comentário em “Cultura na Praça Encerra 2014 Com Muita Animação.”
Afrisio Acácio,está fazendo o maior sucesso com o seu maravilhoso programa, projeto cultura na praça em Arapiraca.Este amigo merece todo sucesso possível, pois vem resgatando a dignidade de muitos artistas da nossa terra Alagoas.Zé Lessa , é outro grande incentivador incansável na defesa do resgate e da preservação do nosso verdadeiro forró. Emfim são dois Gigantes, dedicando muitas horas de suas vidas, para que nossa música não caia no esquecimento total. Torna-se necessário dizer que muitos radialistas que eram desconhecidos, e que hoje são famosos graças ao nosso forró pé de serra,não tocam em seus programas artistas locais.Por exemplo Zé Moco, Xameguinho do Acordeon, Lula Sabiá do Acordeon, entre muitos outros, ora se o pessoal que se diz forrozeiro e com programas de forró, não toca a gente, imagine os outros?????? é lamentável mas vamos em frente, e viva Zé Lessa, e viva Afrísio Acácio, e viva o verdadeiro forró. Chico Santos……