Clemilda e seu filho Robertinho dos 8 Baixos  – Forrocaju 2011

Ao saber das homenagens que o estado de Sergipe rendeu a cantora Clemilda ao retornar aos palcos depois de recuperar-se de uma osteoporose, fiquei muito satisfeito e ao mesmo tempo triste em saber que artistas alagoanos, entre eles Clemilda, encontram em outras plagas o que a sua terra renegou.

Espero que o abandono por parte dos órgãos governamentais de promoção a cultura de Alagoas ainda rendam as homenagens devidas a essa grande figura da música nordestina, Clemilda e seu esposo Gerson Filho, este penedense, que encontraram guarida no vizinho estado de Sergipe que sabe muito bem valorizar seus artistas e a cultura popular. Basta acompanhar a envergadura do FORROCAJU que não deixa nada a dever a Caruaru e Campina Grande, considerados pela a imprensa como os grandes promotores das festas juninas.

Deus proteja por muitos anos a Clemilda, mas particularmente eu não tenho a menor dúvida que Alagoas vai dispensar o mesmo tratamento que deu a Jacinto Silva que foi acolhido por Pernambuco chegando a ser confundida a sua naturalidade por alguns senão fosse a abnegada vontade de Jacinto em cantar a sua Palmeira dos Índios, passaria este completamente como pernambucano. Outro ás do nosso forró, pra não dizer o maior representante alagoano de uma época de ouro que por oito anos emprestou sua voz aos Três do Nordeste, Mestre Zinho, que depois em uma carreira solo com estilo próprio e inconfundível amargou o ostracismo dos órgãos culturais de Alagoas e precisou muitas vezes se refugiar também no estado de Sergipe, Rio de janeiro e as vezes no Espirito Santo para escapar enquanto chegava outro período de festas juninas.

Se você quer mensurar o valor que Sergipe dispensa aos artistas populares basta visitar a FUNCAJU e verificar in loco a quantidade de cursos de musica que promove de forma gratuita para os sergipanos.

Os dois palcos do FORROCAJU, um denomina-se “Luiz Gonzaga” e o outro “Gerson Filho”. Na semana que antecede a abertura desta festa em Aracaju ocorre diversos eventos. No São João de 2010, ocorreu o fórum de palestras e debates sobre a vida e a obra de Mestre Zinho. Imagino se esses artistas fossem sergipanos.

Parabéns e obrigado aos sergipanos pelo apoio e reconhecimento que dão a esses artistas alagoanos.

ERALDO CAVALCANTE

2 comentários em “E Viva a Rainha Clemilda! Uma Vida Dedicada ao Forró”

  1. jose cicero de moura

    PARABÉNS BELAS PALAVRAS.

    SOU ALAGOANO DE SM. DOS CAMPOS E TAMBÉM FICO MUITO TRISTE COM MINHA ALAGOAS NÃO SABE VALORIZA O QUE TEM SOMOS RICOS EM CULTURA, MAIS NÃO DÃO VALOR TAI SERGIPE VALORIZANDO O QUE E NOSSO DANDO VALOR, RESGATANDO A VERDADEIRA CULTURA VIVA DO NOSSO NORDESTE E BRASIL.
    EM QUANTO AQUI SÓ DÃO VALOR O QUE E DE FORA, A PRATA DA CASA FICAM ESQUECIDOS, TAI NOSSO MESTRE ZINHO REPRESENTOU ALAGOAS POR TODO BRASIL VÊ SE NEGUEM MOVEU UMA PALHA POR ELE ONDE ESTA ENTERRADO, NO RIO DE JANEIRO ONDE TEVE APOIO, E ASSIM FOI E SERÁ MUITOS.
    PARABÉNS ARACAJU TENS AI UMA CULTURA VIVA , TENS AI UMA LAGOANA QUE ALAGOAS NÃO DA VALOR, MOSTRA PRO NORDESTE E BRASIL COMO SE VALORIZA CULTURA .

    PARABÉNS AO AMIGO FARINHA QUEBRADINHA (EUDES SANTOS) QUE AINDA RESGATA O VERDADEIRO FORRO PÉ DE SERRA, É E UM DEFENSOR DA NOSSA RAINHA (CLEMILDA)

    MEU MUITO OBRIGADO, PERDÃO PELO DESABAFO

    1. Caro José Cícero
      Muito obrigado por acessar nosso site, nosso sim, porque pertece aos alagoanos. Nossqa luta é resgatar a importância que os alagoanos deram e continuam dando a história do genuíno forró pé de serra. Não tenho dúvidas que vamos nos unir para lutarmos pelo espaço que nos pertecnce, pois não é possiveol que um São João como o de São Miguel, Maceió, coruripe etc, nosso artistas tenham pouco espaço. Precisamos levar aos palcos Messias Lima, Eliezer Setton, Benício Guimarães, Sandoval, Edson Duarte, Pipoca, Toninho Guedes, Edgar dos 8 Baixos, Robertinhyo dos 8 baixos (filho de Clemilda e Gerson Filhyo, Clemilda e tantos outros alagoanos. Feliz Ano Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima