Foto reproduzida da Casa de Forró “Sala de Reboco – Recife”
Em 03 de janeiro do ano de 1943 nascia Erivan Alves de Almeida (MESTRE ZINHO) em Rio Largo, município do Estado de Alagoas, neto de Mestre Bruno, sanfoneiro de 8 baixos, que mais tarde iria exercer grande influencia em sua carreira artística. Ainda muito jovem, Zinho conheceu em Rio Largo,Nininha que tornou-se sua esposa e parceira, bem como mãe de seus filhos.
Embora naquele momento ninguém percebesse, aquele garoto trazia consigo a missão de cantar e encantar pessoas com sua arte de compor canções de amor e alegria, que enveredando, de início, pelo caminho do samba, tendo, inclusive, sido o “puxador” intérprete (como dizia Jamelão), do samba enredo da Escola de Samba Unidos do Poço. Em 1978 é um dos classificado no I Festival Alagoano da Canção Nordestina, com a composição “Alegria de Pobre” de autoria de Oscar de Almeida, nesta fase era conhecido por Erivan Alves. Após este período ruma para o sudeste do país já cantando forró e finalmente explode nacionalmente cantando a Música Popular Nordestina, ou seja, o forró, aquele conhecido como pé de serra, com gosto e cheiro de terra batida, de sol quente sertanejo, misturado com a brisa morna e salgada do litoral nordestino.
Certa vez Sandoval, seu companheiro de velha data, ficou perplexo ao ouvir a voz de Zinho, cantor do Trio Os 3 do Nordeste, a época com Zé Pacheco e Parafuso, fazendo sucesso nacionalmente, só ai é que veio descobrir que aquela voz inconfundível era do velho amigo Erivan. Para mim foi a melhor formação dos 3 do Nordeste. Mas sua missão não seria só aquela, para concluí-la Zinho seguiu adiante em carreira solo, ganhou, merecidamente, o título de Mestre, fazendo sucesso com sua banda Girasol.
Hoje, Mestre Zinho estaria completando 69 anos. Vamos cantar parabéns para os forrozeiros de todo Brasil, pois temos o privilégio de poder desfrutar da arte imortal desse alagoano que enche de orgulho a família forrozeira.
Forró é alegria, Zinho não esta mas aqui conosco, mas sua música, o som da sua voz e toda aquela energia continua aqui conosco, onde tiver forró, responderemos presente, em seu nome, em sua homenagem, em sua memória.
Parabéns Mestre Zinho! Parabéns aos seus inúmeros fás, Parabéns a todos os forrozeiros. Você é nosso, Você, assim como eu, é do forró.
Este texto foi escrito por Rosiane Pedrosa
Quem tiver fotos, videos ou depoimento sobre qa vida do Mestre Zinho, envie para www.forroalagoano.com que publicaremos